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Profissionais

1) INSCRIÇÃO PRIMÁRIA (DOCUMENTOS EM FORMATO PDF, JPEG OU JPG.)

Para inscrever-se no CRMV-DF, o profissional precisa acessar o site do sistema de cadastro do CFMV pelo link https://app.cfmv.gov.br/usuarios/cadastrar  e seguir o seguinte passo a passo:

OBS: Será necessário a criação de login e senha para acessar o sistema.

  • Entrar com o login (CPF) e a senha, fazer o preenchimento do formulário e anexar os documentos necessários. Junte os documentos antes de iniciar o processo no sistema.
  • Confira os documentos necessários:
  • Documento de identidade (frente e verso) - identidade, CNH ou outros;
  • Comprovante de CPF, caso não conste em documento anterior;
  • Reservista ou CDI para homens;
  • Comprovação de militar atuante, para militares do exército;
  • Diploma (frente e verso) ou certificado/declaração de conclusão do curso;
  • Declaração de nome social, caso houver;
  • Foto digital - Confira as exigências clicando aqui.
  • Foto da assinatura - Confira as exigências clicando aqui.

 Obs: Dê preferência para os documentos digitais, passíveis de verificação online. Confira abaixo onde é possível emitir esses documentos de forma digital.

  • CNH digital: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-carteira-digital-de-transito
  • Reservista ou CDI: no próprio site do gov.br, na seção de documentos.
  • Diploma ou certificado/declaração de conclusão: a própria faculdade expede o diploma digital. Caso seja a declaração de conclusão, ver a possibilidade da faculdade emitir documento passível de verificação de validade digital.
  • Foto 3x4: além da possibilidade de selecionar este formato na câmera do celular, há aplicativos disponíveis, basta buscar por "foto 3x4" nos aplicativos Play Store ou Apple Store. 
ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO
  • Após a solicitação, o regional irá analisar os documentos.
  • Estando tudo certo, o profissional receberá um e-mail informando sobre sua inscrição e o boleto com as taxas estará disponível para pagamento.
  • Após pagamento, a cédula de identidade profissional digital será expedida automaticamente no site do siscad web.
  • A cédula física será confeccionada pelo CFMV, e assim que disponível no CRMV-DF, faremos contato por e-mail informando a possibilidade de agendamento e retirada.

 

  • Tem dúvidas no acesso ao sistema? Confira manual com passo a passo, clicando aqui.
2) INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA OU TRANSFERÊNCIA (DOCUMENTOS EM FORMATO PDF)

Para solicitar sua inscrição secundária  o profissional deverá seguir o procedimento abaixo: 

A inscrição secundária deve ser feita pelo profissional que deseja prestar seus serviços profissionais em mais de um estado.

-O profissional deverá acessar o siscad web (clique aqui), escolher o login de "Profissional", inserir seu CPF e sua senha.
Na tela inicial, clicar em "Solicitar Inscrição Secundária".
-Selecionar a UF Distrito Federal para solicitar o registro secundário no CRMV-DF.
-O profissional deverá informar se deseja atualizar seu endereço residencial ou de correspondência.
-Após a inclusão da solicitação no sistema, o regional irá analisar as documentações:

a) Sendo deferida a solicitação, automaticamente o sistema libera a impressão dos boletos.

b) Sendo indeferia a solicitação o sistema disponibiliza os motivos do indeferimento.

IMPORTANTE: Só é possível solicitar uma inscrição secundária se o profissional tiver feito o recadastramento no CRMV em que tem registro primário.

ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO

Após o pagamento do boleto e homologação da inscrição pelo CRMV-DF, a carteira digital estará disponível com o número de inscrição secundária.

O CFMV irá remeter a solicitação de confecção da carteira para a Casa da Moeda. Assim que o documento estiver disponível para retirada no CRMV-DF o profissional receberá, por e-mail, um comunicado para realizar o agendamento.

3) INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA OU TRANSFERÊNCIA (CRMV-SP E CRMV-MG)

*OBS: ESTE PROCEDIMENTO É ESPECÍFICO PARA PROFISSIONAIS COM REGISTRO PRIMÁRIO EM MG OU SP

Para realizar a transferência de sua inscrição para o CRMV-DF é necessário realizar as seguintes medidas:

- Requerimento de transferência (preencha-o em seu computador antes de imprimir.) (Acesse aqui).

2- Encaminhe o Requerimento e todos os documentos relacionados abaixo em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

- Carteira de Identidade Profissional original do CRMV de origem (MG ou SP); Obs: (Na ausência deste documento é necessário a apresentação do CPF, RG e Boletim de ocorrência)

- Certificado de Conclusão de Curso ou Diploma;

- Prova de quitação do serviço militar (profissionais do sexo masculino);

- 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui).

3- Após conferencia o CRMV-DF encaminhará por e-mail o boleto referente as taxas da solicitação.

4- Após a confirmação de pagamento o pedido será homologado e o profissional receberá um e-mail de confirmação.

OBS: É obrigatório entregar a carteira do CRMV de origem (MG ou SP) ao CRMV-DF ou no próprio o CRMV de origem.

IMPORTANTE: Só é possível solicitar transferência se o profissional tiver feito o recadastramento no CRMV em que tem registro primário (MG ou SP), devendo ser feito antes da solicitação de transferência.

ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO

Após o pagamento do boleto e devolução da carteira, será feita a homologação da inscrição no CRMV-DF, sendo o registro primário no CRMV de origem cancelado. A carteira digital estará disponível com o número de inscrição do CRMV-DF.

O CFMV irá remeter a solicitação de confecção da carteira para a Casa da Moeda, sendo o profissional comunicado para agendamento e retirada quando o documento estiver no CRMV-DF.

4) RECADASTRAMENTO 

O CFMV está recebendo pelo sistema Siscad Web o recadastramento profissional até 31/12/24, podendo o profissional atualizar seus dados e obter a carteira profissional digital e física, gratuitamente. Confira o manual do recadastramento disponível para download clicando aqui.

Confira o passo a passo:

Acessar o site do sistema de cadastro do CFMV (https://app.cfmv.gov.br/usuario/login) e clicar no botão "Realizar recadastramento".

Confira abaixo os documentos necessários:

Documento de identidade (frente e verso) - identidade, CNH ou outros.
Comprovante de CPF, caso não conste em documento anterior.
Reservista ou CDI para homens.
Comprovação de militar atuante, para militares do exército.
Diploma (frente e verso) ou certificado/declaração de conclusão do curso.
Declaração de nome social, caso houver.
Foto digital - Confira as exigências clicando aqui.
Foto da assinatura - Confira as exigências clicando aqui.

Dê preferência para os documentos digitais, passíveis de verificação online. Caso não tenha, encaminhar o documento físico digitalizado em boa qualidade.

Confira onde é possível emitir os documentos digitais:

CNH digital: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-carteira-digital-de-transito
Reservista ou CDI: no próprio site do gov.br, na seção de documentos.
Diploma ou certificado/declaração de conclusão: a própria faculdade expede o diploma digital. Caso seja a declaração de conclusão, ver a possibilidade da faculdade emitir documento passível de verificação de validade digital.
Foto 3x4: além da possibilidade de selecionar este formato na câmera do celular, há aplicativos disponíveis, basta buscar por "foto 3x4" nos aplicativos Play Store ou Apple Store.

ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO

Após a solicitação, o regional irá analisar os documentos.

Estando tudo certo, o profissional será comunicado por e-mail que sua carteira digital está disponível no site.

Caso tenha algo a ser corrigido, o CRMV-DF informará por email.

Após a homologação, o CFMV irá confeccionar as carteiras físicas, e assim que disponíveis no CRMV-DF, faremos contato para retirada.

5) REATIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO PRINCIPAL (PROFISSIONAIS QUE JÁ FORAM INSCRITOS DO CRMV-DF DEVEM TRAZER OS DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS)

Para solicitar sua Reativação de inscrição o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

1-  Preencha e imprima os documentos relacionados abaixo: 

  • Requerimento de Reativação: preencha-o antes de imprimir (Acesse aqui);
  • RG atualizado (Caso tenha ocorrido algum tipo de alteração no documento).

Obs: (Cole sua foto 3x4 recente no requerimento impresso e assine. Digitalize o requerimento preenchido contendo foto e assinatura em formato pdf.

2- Encaminhe os documentos em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

3- Após conferencia o CRMV-DF encaminhará por e-mail o boleto referente as taxas da solicitação.

4- Após a confirmação de pagamento o pedido será homologado e o profissional receberá um e-mail de confirmação.   

 

6) CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO

Para solicitar o cancelamento da inscrição o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

1- Preencha e imprima os documentos abaixo:

  • Requerimento de cancelamento de inscrição devidamente preenchido e assinado (Acesse aqui);
  • Em casos de óbito deverá ser entregue o requerimento para cancelamento por motivo de óbito (Acesse aqui) juntamente com o atestado de óbito;

2- Encaminhe os documentos em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

- Deverá ser realizada a devolução da carteira de identidade profissional (exceto para aposentados/remidos mediante apresentação de comprovante da condição de aposentado);

 

7) ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE ANUIDADE - Resolução 1022/2013

Requisitos:

Fica isento do pagamento da anuidade devida ao Sistema CFMV/ CRMVs o profissional que, a partir do exercício de 2014, atender ao seguinte requisito:

- Homem: ter idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos e 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFMV/ CRMVs;

- Mulher: ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e 30 (trinta) anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFMV/CRMVs.

Para solicitar a isenção do pagamento de anuidade o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

1-  Preencha e imprima os documentos relacionados abaixo:

2- Encaminhe o Requerimento em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

 

8) SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA VIA DE CARTEIRA PROFISSIONAL

Para solicitar o segunda via da carteira o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

1- Preencha e imprima os documentos abaixo:

2- Encaminhe os documentos abaixo junto com o requerimento em formato pdf  para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

  • Boletim de ocorrência policial (impreterivelmente);
  • 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui);
  • RG atualizado e cópia (Caso tenha ocorrido algum tipo de alteração no documento).

3- Após a conferencia da documentação apresentada será encaminhado ao profissional o boleto referente a taxa cobrada para emissão da segunda via. após o pagamento o profissional deve aguardar o contato do CRMV-DF para retirada da carteira.  

9) SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE ANUIDADE DE MÉDICO-VETERINÁRIO MILITAR

Para solicitar a cédula de Medico Veterinário Militar o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

Conforme Resolução Nº 1475 de 2022

- Requerimento (Acesse aqui)

- Declaração que ateste essa condição, fornecida pelo Órgão Militar competente

- Taxa a pagar para emissão da carteira: R$ 82,00 (oitenta e dois reais)

- 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui)

- RG atualizado e cópia (Caso tenha ocorrido algum tipo de alteração no documento).

 

Requisitos:

Para gozar dos benefícios previstos na Lei nº 6.885, de 1980, o médico veterinário militar deverá requerer ao Conselho de sua jurisdição, apresentando prova que ateste essa condição, fornecida pelo Órgão Militar competente.

Fica isento do pagamento da anuidade devida ao Sistema CFMV/ CRMVs o médico veterinário em serviço ativo no exército, como integrante do serviço de Veterinária do Exército.

O médico veterinário que exerce atividade profissional apenas na condição de Militar fica isento de pagamento de anuidade, permanecendo sujeito às taxas e emolumentos dos Conselhos Regionais.

 

Observação:

  1. O profissional deverá agendar o dia para entrega dos documentos, através deste link: https://minhaagendavirtual.com.br/crmvdf
10) SOLICITAÇÃO DO REGISTRO/RENOVAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA - Regulamentada pela Resolução Nº 935/2009

Para solicitar o registro de título de especialista o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

1- Requerimento devidamente preenchido. Acesse-o aqui 

2- Encaminhar os documentos previstos na resolução CFMV n° 935/2009. Acesse aqui.

3- Para saber a relação de entidades que emitem o titulo de especialista Acesse aqui.

4- Encaminhe toda a documentação para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

5- Aguarde o e-mail de confirmação.

Para solicitar a renovação do título de especialista o profissional deve seguir o procedimento abaixo:

1- Requerimento devidamente preenchido. Acesse-o aqui 

2- Encaminhar os documentos previstos na resolução CFMV n° 935/2009. Acesse aqui.

3- Encaminhe toda a documentação para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.

4- Aguarde o e-mail de confirmação.

Observação:

1)  A taxa de registro de Título de Especialista será emitida na entrega dos documentos. Valor da taxa de Registro de título de Especialista R$ 154,00 (cento e cinquenta e quatro reais)

2) 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui)

3) Taxa a pagar para emissão da carteira: R$ 82,00 (oitenta e dois reais).

11) REQUERIMENTO GERAL PARA PESSOA FÍSICA

Requerimento Geral  será  usado para solicitar procedimentos e documentos que não estão especificados nas resoluções do sistema CFMV/CRMVs, tais como: cópia de processos, declarações, análise de processos, entre outros.

 

Como proceder

O profissional deverá preencher o Requerimento Geral relatando de forma clara o seu objetivo e apresentando todas as informações necessárias no documento. Anexar se possível, cópias de documentos que possam auxiliar a análise de sua requisição.

O requerimento deverá ser entregue na Recepção/Protocolo da  sede do CRMV-DF, devidamente preenchido  e assinado.