A medicina veterinária tem inúmeras áreas de atuação. Nos últimos anos e após o início da pandemia da Covid-19 ficou ainda mais evidente a sua importância, como profissional da área da saúde. Entre elas está a produção de alimentos de origem animal, já que o médico-veterinário é responsável pela sanidade dos animais do seu nascimento, crescimento, abate manipulação de carnes, leite, ovos até a chegada na mesa do consumidor.

Para saber como é o trabalho desse profissional, conversamos com o médico-veterinário Marco Antonio de Azevedo da Silva, Brasiliense, formado pela Universidade do Oeste paulista - UNOESTE, no ano 2000. Ele explica que trabalhou na área comercial no início de sua carreira, mas grande parte da sua atuação profissional foi com animais de produção, mais especificamente, desde 2007, com defesa sanitária animal e também em inspeção de produtos de origem animal.

Desde 2019 ele é o Diretor do Departamento de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. Ele nos explicou como é a atividade do médico-veterinário, no governo, para garantir a segurança dos alimentos produzidos na capital federal. “Aqui nós fazemos todas as análises, tanto documentais, quanto “in loco”. Fiscalizamos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal. Esta análise consiste, na avaliação da planta (estrutura física do estabelecimento), para verificar se atende todas as especificações sanitárias, verificamos todas as questões que envolvem o bem-estar animal. Nós também visitamos os locais, para verificar se os procedimentos estão sendo adotados dentro dos padrões exigidos, verificamos os materiais utilizados, observamos as matérias primas, se estão de acordo, verificamos se os funcionários estão aptos para o serviço. Nós também elaboramos legislações no âmbito do Distrito Federal”. Ele explica que estas são, de forma bem abrangente, as atribuições do profissional na Secretaria de Agricultura do DF.

Todo este esforço culmina na produção de alimentos com qualidade e segurança para o consumo em nossos lares. “A gente verifica a saúde do animal que chega a um estabelecimento, a condição do seu abate, a manipulação de sua carcaça, da desossa a elaboração do produto final. Também verificamos o local aonde está sendo armazenado, além do transporte para o comércio, supermercados e restaurantes.” Explica o diretor.

Segundo Marco Antonio, o médico-veterinário acompanha o animal no seu nascimento, crescimento, vacinação e alimentação, de forma que este animal tenha uma boa qualidade de vida e desenvolva um produto saudável para as pessoas poderem consumir com segurança e tranquilidade.

APERFEIÇOAMENTO

O trabalho do médico-veterinário na produção de alimentos é constante, tanto no campo dos produtores, quanto nos órgãos de fiscalização. Neste sentido, o trabalho também é aperfeiçoado constantemente. Em recente visita ao CRMV-DF, Marcos em reunião com o presidente, Saulo Borges Lustosa, o secretário-geral Emanoel Elzo Leal de Barros e o assessor técnico Roberto Gomes Carneiro em busca de criar formas de oferecer aperfeiçoamento da conduta do profissional responsável técnico que trabalha nas empresas de produção de alimentos de origem animal.

Marco finaliza deixando uma para os profissionais que atuam na capital federal e aos estudantes que estão em busca de iniciar sua carreira. “Recomendo ingressar na área de inspeção de alimentos de origem animal, além de interessante é carente de profissionais.”

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

17 de setembro de 2021