Resultado do mapeamento vai orientar políticas públicas de zoonoses.
Expectativa é visitar 5 mil casas em um intervalo de 60 dias.

Fonte:  G1 DF

Cachorros em rua da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)Cachorros em rua da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

O governo do Distrito Federal começou a contar o número de animais domésticos da região administrativa da Candangolândia. De acordo com o GDF, o mapeamento servirá de base para a criação de políticas públicas de prevenção e de controle de zoonoses na área. As famílias com bichos de estimação serão orientadas sobre guarda responsável e bem-estar dos bichos.

O cadastro começou a ser feito em 18 de abril, em parceria entre a administração regional, a Secretaria de Saúde, e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. A expectativa é visitar as mais de 5 mil casas da região em 60 dias e, ao fim da pesquisa, saber quantos animais há em cada residência, se as condições de saúde são boas e se eles estão castrados.

Cachorro dentro de casa na Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)Cachorro dentro de casa na Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Para o administrador regional da Candangolândia, Cleudimar Sardinha, o censo terá impacto na saúde pública. "É uma ótima oportunidade para sabermos as condições desses animais, além de ser de grande importância para a comunidade", afirma.

As visitas ocorrem das 9h às 16h. Os 32 pesquisadores são identificados com crachás. Desses, 20 são agentes da Secretaria de Saúde.