Após apreciação e debate na Câmara Técnica de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal, documento sobre maus tratos também é avaliado em sessão plenária do CRMV-DF. As sugestões para o aprimoramento do texto foram enviadas ao CFMV, ontem, 2 de fevereiro. A resolução proposta pelo CFMV tem como objetivo conceituar crueldade e maus-tratos, além de dispor sobre a conduta de Médicos Veterinários e Zootecnistas em relação ao assunto, contra animais vertebrados.

A Câmara Técnica de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-DF contou com a participação de seu presidente, o Med. Vet. Jorge Caetano Júnior que coordenou a exposição de ideias e argumentos dos demais membros, Med. Vet. Cássio Ricardo Ribeiro, Zootec. Raquel Pereira Caputo, Zootec. Arley Alves de Oliveira, Zootec. Frederico Lopes da Silva e Zootec. Cássio José da Silva.

Após a análise e discussão da minuta da resolução, os participantes da reunião pontuaram as sugestões que entendem que sejam pertinentes, visando reduzir a subjetividade do documento. Segundo a Câmara Técnica e do Plenário do CRMV-DF, as anotações sugeridas devem “reduzir a possibilidade de interpretações díspares na esfera dos CRMVs, o que pode comprometer a efetividade da Resolução”, conforme observou Hélio Blume em ofício de encaminhamento do documento ao CFMV.

A minuta da resolução sobre maus tratos e bem-estar animal esteve sob consulta pública até esta semana e posteriormente será publicado em forma de Resolução pelo CFMV.

 Ascom CRMV-DF

2 de fevereiro de 2017