Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

3 de novembro: dia da Saúde Única

  • 3 de novembro de 2016

Como uma forma de conscientizar a população da importância da defesa da saúde humana, animal e ambiental, este ano é promovido pela primeira vez em 2016 o Dia da Saúde Única. A data escolhida pela One Health Commission (Comissão de Saúde Única) para celebrar o tema foi 3 de novembro, dia em que instituições de todo o mundo foram convidadas para organizar e oferecer eventos voltados para a população e para profissionais de diversas áreas da saúde e da ciência.

O Dia da Saúde Única é descrito como um dia de declaração e de ações para trazer sempre que possível a atenção global para a necessidade crucial e para os benefícios de se adotar abordagens interdisciplinares nos desafios complexos envolvendo animais, pessoas e ecossistemas – estima-se que quase 75% de todas as doenças infecciosas emergentes que afetam os humanos nas últimas três décadas tiveram origem em animais.

A intenção da iniciativa é unir tantos indivíduos quanto possível das mais diversas áreas em eventos de conscientização e educação, inspirando novos projetos em todo o globo. O Dia da Saúde Única procura, ainda, incentivar a determinação política necessária para promover uma mudança na abordagem dos problemas de saúde do mundo. “O Dia da Saúde única vai chamar a atenção para a necessidade de ações integradas de Saúde Única e permitir que o mundo as vejam em ação”, descreve o portal da Comissão de Saúde Única.

O empreendimento reúne 129 projetos cadastrados em todos os continentes, que vão abordar estratégias interdisciplinares para abordar problemas como doenças infecciosas emergentes, resistência antimicrobiana, mudanças climáticas, poluição e diversos outros problemas.

No Brasil serão promovidos três eventos. O Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza até o dia 9 a I Jornada sobre Saúde Única da UFLA, um evento gratuito e aberto ao público. Em Campo Grande (MS), o Encontro sobre Saúde Única da UFMS oferece palestras sobre a importância de morcegos no ambiente e o papel desses animais na disseminação de doenças.

O dia conta, ainda, com o seminário da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (Proepi) “Abordagem ‘One Health’ na resolutividade de problemas complexos de saúde envolvendo pessoas, animais e o meio ambiente”, que será oferecido pela internet e contará com a moderação do médico veterinário David Soeiro, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB /UFMG), e com a participação de Adriana Vieira, da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

 

O médico veterinário e a Saúde Única

O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. Essa abordagem interdisciplinar integra profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo a Medicina Veterinária que, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Essa atividade foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade.

O médico veterinário está presente, por exemplo, nas várias etapas da produção do alimento de origem animal, desde o manejo do pasto até a prevenção de doenças transmissíveis ao ser humano e na garantia da qualidade do produto final que chega à mesa do consumidor, evitando contaminações e protegendo a saúde da população.

Por meio de sua Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem trabalhado em defesa da Saúde Única, defendendo ações como a consolidação da atuação do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e destacando a fundamental participação desse profissional na saúde pública para a prevenção de doenças.

O CFMV também adotou a Saúde Única como mote de sua campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015, como forma de lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário. A campanha, que teve grande repercussão, tinha o objetivo de mostrar que a atuação do médico veterinário está presente em diversos detalhes do cotidiano das pessoas e que suas ações podem fazer a diferença na saúde global.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais