Para o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia, no território nacional, o bacharel em medicina veterinária e/ou zootecnia é obrigado a se inscrever no CRMV em cujo território pretenda exercer a profissão nos termos dos artigos. 2º e 3º da Lei nº 5.517, de 1968, e dos artigos. 4º, 5º e 6º da Lei nº 5.550, de 1968.
Para realizar a inscrição ou demais solicitações no CRMV-DF, o profissional deverá seguir os procedimentos informados abaixo:
Para inscrever-se no CRMV-DF, o profissional precisa acessar o site do sistema de cadastro do CFMV pelo link https://app.cfmv.gov.br/usuarios/cadastrar e seguir o seguinte passo a passo:
OBS: Será necessário a criação de login e senha para acessar o sistema.
Obs: Dê preferência para os documentos digitais, passíveis de verificação online. Confira abaixo onde é possível emitir esses documentos de forma digital. |
ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO |
Para solicitar sua inscrição secundária ou transferência o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Preencha e imprima os documentos relacionados abaixo:
- Requerimento de inscrição secundária (preencha-o em seu computador antes de imprimir.) (Acesse aqui).
- Requerimento de transferência (preencha-o em seu computador antes de imprimir.) (Acesse aqui).
Obs: (Cole sua foto 3x4 no requerimento impresso e assine. Digitalize o requerimento preenchido contendo foto e assinatura em formato pdf.)
2- Encaminhe o Requerimento e todos os documentos relacionados abaixo em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
- Carteira de Identidade Profissional do CRMV de origem (Original); Obs: (Na ausência deste documento é necessário a apresentação dos documentos listados nos itens A, B, C.)
A - Boletim de ocorrência;
B - Documento de Identidade;
C - CPF:
- Certificado de Conclusão de Curso ou Diploma;
- Prova de quitação do serviço militar (profissionais do sexo masculino);
- 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui).
3- Após conferencia o CRMV-DF encaminhará por e-mail o boleto referente as taxas da solicitação.
4- Após a confirmação de pagamento o pedido será homologado e o profissional receberá um e-mail de confirmação.
OBS: É obrigatório entregar a carteira do CRMV de origem ao CRMV-DF no ato da retirada da nova carteira.
O CFMV está recebendo pelo sistema Siscad Web o recadastramento profissional até 31/12/24, podendo o profissional atualizar seus dados e obter a carteira profissional digital e física, gratuitamente. Confira o manual do recadastramento disponível para download clicando aqui.
Confira o passo a passo:
Acessar o site do sistema de cadastro do CFMV (https://app.cfmv.gov.br/usuario/login) e clicar no botão "Realizar recadastramento".
Confira abaixo os documentos necessários:
Documento de identidade (frente e verso) - identidade, CNH ou outros.
Comprovante de CPF, caso não conste em documento anterior.
Reservista ou CDI para homens.
Comprovação de militar atuante, para militares do exército.
Diploma (frente e verso) ou certificado/declaração de conclusão do curso.
Declaração de nome social, caso houver.
Foto digital - Confira as exigências clicando aqui.
Foto da assinatura - Confira as exigências clicando aqui.
Dê preferência para os documentos digitais, passíveis de verificação online. Caso não tenha, encaminhar o documento físico digitalizado em boa qualidade.
Confira onde é possível emitir os documentos digitais:
CNH digital: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-carteira-digital-de-transito
Reservista ou CDI: no próprio site do gov.br, na seção de documentos.
Diploma ou certificado/declaração de conclusão: a própria faculdade expede o diploma digital. Caso seja a declaração de conclusão, ver a possibilidade da faculdade emitir documento passível de verificação de validade digital.
Foto 3x4: além da possibilidade de selecionar este formato na câmera do celular, há aplicativos disponíveis, basta buscar por "foto 3x4" nos aplicativos Play Store ou Apple Store.
ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO
Após a solicitação, o regional irá analisar os documentos.
Estando tudo certo, o profissional será comunicado por e-mail que sua carteira digital está disponível no site.
Caso tenha algo a ser corrigido, o CRMV-DF informará por email.
Após a homologação, o CFMV irá confeccionar as carteiras físicas, e assim que disponíveis no CRMV-DF, faremos contato para retirada.
Para solicitar sua Reativação de inscrição o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Preencha e imprima os documentos relacionados abaixo:
Obs: (Cole sua foto 3x4 recente no requerimento impresso e assine. Digitalize o requerimento preenchido contendo foto e assinatura em formato pdf.)
2- Encaminhe os documentos em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
3- Após conferencia o CRMV-DF encaminhará por e-mail o boleto referente as taxas da solicitação.
4- Após a confirmação de pagamento o pedido será homologado e o profissional receberá um e-mail de confirmação.
TAXAS:
- Expedição de Cédula de Identidade Profissional: 82,00 (oitenta e dois reais);
- Anuidade de pessoa física: R$ 588,00 (quinhentos e oitenta e oito reais);
Para solicitar o cancelamento da inscrição o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Preencha e imprima os documentos abaixo:
2- Encaminhe os documentos em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
- Deverá ser realizada a devolução da carteira de identidade profissional (exceto para aposentados/remidos mediante apresentação de comprovante da condição de aposentado);
Requisitos:
Fica isento do pagamento da anuidade devida ao Sistema CFMV/ CRMVs o profissional que, a partir do exercício de 2014, atender ao seguinte requisito:
- Homem: ter idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos e 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFMV/ CRMVs;
- Mulher: ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e 30 (trinta) anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFMV/CRMVs.
Para solicitar a isenção do pagamento de anuidade o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Preencha e imprima os documentos relacionados abaixo:
2- Encaminhe o Requerimento em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
Para solicitar o segunda via da carteira o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Preencha e imprima os documentos abaixo:
2- Encaminhe os documentos abaixo junto com o requerimento em formato pdf para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
3- Após a conferencia da documentação apresentada será encaminhado ao profissional o boleto referente a taxa cobrada para emissão da segunda via. após o pagamento o profissional deve aguardar o contato do CRMV-DF para retirada da carteira.
Para solicitar a cédula de Medico Veterinário Militar o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
Conforme Resolução Nº 1475 de 2022
- Requerimento (Acesse aqui)
- Declaração que ateste essa condição, fornecida pelo Órgão Militar competente
- Taxa a pagar para emissão da carteira: R$ 82,00 (oitenta e dois reais)
- 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui)
- RG atualizado e cópia (Caso tenha ocorrido algum tipo de alteração no documento).
Requisitos:
Para gozar dos benefícios previstos na Lei nº 6.885, de 1980, o médico veterinário militar deverá requerer ao Conselho de sua jurisdição, apresentando prova que ateste essa condição, fornecida pelo Órgão Militar competente.
Fica isento do pagamento da anuidade devida ao Sistema CFMV/ CRMVs o médico veterinário em serviço ativo no exército, como integrante do serviço de Veterinária do Exército.
O médico veterinário que exerce atividade profissional apenas na condição de Militar fica isento de pagamento de anuidade, permanecendo sujeito às taxas e emolumentos dos Conselhos Regionais.
Observação:
Para solicitar o registro de título de especialista o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Requerimento devidamente preenchido. Acesse-o aqui
2- Encaminhar os documentos previstos na resolução CFMV n° 935/2009. Acesse aqui.
3- Encaminhe toda a documentação para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
4- Aguarde o e-mail de confirmação.
Para solicitar a renovação do título de especialista o profissional deve seguir o procedimento abaixo:
1- Requerimento devidamente preenchido. Acesse-o aqui
2- Encaminhar os documentos previstos na resolução CFMV n° 935/2009. Acesse aqui.
3- Encaminhe toda a documentação para o e-mail documentos@crmvdf.org.br.
4- Aguarde o e-mail de confirmação.
Observação:
1) A taxa de registro de Título de Especialista será emitida na entrega dos documentos. Valor da taxa de Registro de título de Especialista R$ 154,00 (cento e cinquenta e quatro reais)
2) 01 foto 3x4 recente em formato digital (caso tenha dúvida no formato da foto clique aqui)
3) Taxa a pagar para emissão da carteira: R$ 82,00 (oitenta e dois reais).
O Requerimento Geral será usado para solicitar procedimentos e documentos que não estão especificados nas resoluções do sistema CFMV/CRMVs, tais como: cópia de processos, declarações, análise de processos, entre outros.
Como proceder
O profissional deverá preencher o Requerimento Geral relatando de forma clara o seu objetivo e apresentando todas as informações necessárias no documento. Anexar se possível, cópias de documentos que possam auxiliar a análise de sua requisição.
O requerimento deverá ser entregue na Recepção/Protocolo da sede do CRMV-DF, devidamente preenchido e assinado.
- Inscrição de Pessoa Física (Principal e secundária): 82,00 (oitenta e dois reais);
- Expedição de Cédula de Identidade Profissional: 82,00 (oitenta e dois reais);
- Anuidade de pessoa física: R$ 588,00 (quinhentos e oitenta e oito reais);
- Substituição ou 2ª Via de Cédula: R$ 132,00 (cento e trinta e dois reais);
- Registro de Título de Especialista: R$ 154,00 (cento e cinquenta e quatro reais);
- Anotação de Responsabilidade Técnica R$ 152,00 (cento e trinta e dois reais);
- Renovação de responsabilidade técnica R$ 115,00 (cento e quinze reais).
Acesso Rápido
Contatos
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(61) 3225-6621
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