Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância da zootecnia na produção de alimentos do país

  • 13 de maio de 2020

Neste dia nacional do Zootecnista, tão especial para os profissionais, este ano será um pouco diferente, já que o mundo passa por uma crise sanitária sem precedentes. Mesmo diante as dificuldades, cada profissional tem oferecido o que pode para colaborar e o zootecnista é um deles.

Nas próximas semanas o CRMV-DF, junto a Associação dos Zootecnistas do Distrito Federal – Azoo-DF realizarão uma série de publicações com depoimentos de zootecnistas que trabalham em campo e que irão falar um pouco sobre o dia-a-dia da profissão. O primeiro será o Emanoel Elzo Leal de Barros, Secretário-Geral do CRMV-DF, em entrevista a Assessoria de Comunicação do CRMV-DF (Ascom), contextualizou o atual cenário enfrentado pela sociedade brasileira, aspectos econômicos e profissionais.

Entrevista com Dr Emanoel

Ascom – No atual contexto social e econômico e em meio a pandemia do novo coronavírus, como se comporta o setor do agronegócio?

Dr Emanoel – O agronegócio brasileiro é responsável por 21,4% do PIB brasileiro, segundo dados do CEPEA. Neste contexto, este segmento da economia tem uma função de extrema importância na produção de alimentos seguros, e contribui para a elaboração de políticas públicas voltadas à segurança alimentar, e como gerador de renda e emprego para milhares de brasileiros. No atual cenário da pandemia do novo coronavírus, o agronegócio contribui para que a população, não só do Brasil, mas do mundo possa ter a sua disposição uma alimentação adequada, que pode corroborar com a higidez do ser humano.

Ascom – Como o Zootecnista pode cooperar no enfrentamento da crise?

Dr Emanoel – O zoootecnista, baseado nas suas competências e habilidades, têm plena e total condição de cooperar com o enfrentamento da atual crise, partindo do pressuposto que é um profissional que possui conhecimentos relacionados aos sistemas de produção animal, contribuindo para o aumento da produção de alimentos, de acordo com conceitos modernos de bem estar animal. Ao levarmos em consideraçãoque  a relação homem x animal vêm desde o início da humanidade, o zootecnista trabalhando na retaguarda pode proporcionar através do seu conhecimento técnico e científico a melhoria e a adequação desta relação, em face aos preceitos de bem estar animal, potencializando a produção de alimentos para os seres humanos.

Ascom – Quais as áreas mais sensíveis do setor? E da profissão?

Dr Emanoel – Como atividade econômica, o agronegócio também apresenta riscos inerentes ao seu desenvolvimento, estes, estão vinculados às variações cambiais, instabilidade econômica, e principalmente frente as exigências dos consumidores, e mesmo fazendo parte do agronegócio, os pequenos produtores, assim como os agricultores familiares, são mais sensíveis e vulneráveis a estas questões. Quanto ao profissional zootecnista, não existe área mais sensível, porém a falta de conhecimento sobre a profissão por parte da sociedade e também de entendimento equivocado quanto à Lei 5.550 põe este profissional em segundo plano para entidades (públicas ou privadas) ligadas à produção animal como um todo.

Ascom – Para o profissional, a oferta de oportunidades tem sido afetada? Acredita que os profissionais podem se reinventar?

Dr Emanoel – De maneira geral, há uma grande oportunidade para inserção do zootecnista em atividades ligadas à produção animal, no entanto como descrito anteriormente, a falta de conhecimento sobre as áreas de atuação deste profissional, quanto às suas competências e habilidades, têm afetado a abertura de postos de trabalho para estes profissionais. Porém, também baseado no que está previsto na Lei que regulamenta o exercício da profissão de zootecnista, este, pode mostrar sua importância no contexto do agronegócio, do manejo dos animais, dentro das áreas de nutrição, produção e melhoramento animal, passando pelas questões de qualidade dos produtos de origem animal. Não necessariamente se “reinventando”, mas tão só desenvolvendo com competência suas atribuições, mostrando para a sociedade sua importância.

Ascom – Quais os setores da produção animal pode contar com a mão do zootecnista?

Dr Emanoel – A Lei Federal No 5.550, de 04 de dezembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão Zootecnista, no seu Art. 30 define as atribuições deste grupo de profissionais, destacando que cabe ao zootecnista, dentre outras atribuições, planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos; Destacando as cadeias produtivas da produção de carne, leite, ovos, mel, animais de companhia, a produção de alimentos para animais, genética animal, gestão de propriedades rurais, incluindo a atuação em projetos de desenvolvimento sustentável. Fica claro que este profissional pode atuar em quaisquer setores ligados à produção animal, obviamente, não podendo atuar na intervenção da saúde. Estas competências e habilidades estão descritas na Resolução No 04 de 02 de fevereiro de 2006, publicada pelo Conselho Nacional de Educação, que aprovas as “Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Zootecnia e dá outras providências.”

Ascom – Qual a sua mensagem de apoio e incentivo aos profissionais pela data festiva, 13 de maio, Dia Nacional do Zootecnista.

Dr Emanoel – Tenho muito orgulho de poder exercer tão nobre profissão, sei da grande responsabilidade social e econômica que ela nos impõe, portanto gostaria de dizer para todos os zootecnistas do Brasil e em especial aos do Distrito Federal, que exerçam nossa belíssima profissão com dignidade, responsabilidade e competência. Não se preocupem com o que os outros podem fazer, preocupem-se com o que vocês são capazes e estão habilitados a fazer, para que assim…o façam bem feito! Destaco a necessidade de atuação com ética e profissionalismo, sempre buscando a melhoria da produção animal, atividade esta, que muito contribui para o agronegócio brasileiro. E que trabalhem sempre em parceria, pois precisamos uns dos outros.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

13 de maio de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais