Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABQM cumpre norma do Mapa e mantem apenas médicos-veterinários, zootecnistas e agrônomos como jurados em competições de raças

  • 23 de agosto de 2018

 

Após ser oficiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) está cumprindo a Instrução Normativa nº 36 de 09 de outubro de 2014 (artigo 25) do Mapa.

A norma determina que apenas profissionais formados em Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agronômica podem compor os colégios de jurados de entidades nacionais, que realizem julgamentos ou campeonatos de raças.

A exigência legal garante que as competições tenham os profissionais devidamente capacitados para avaliar as relações genealógicas das raças e os aspectos zootécnicos dos animais, como anatomia, fisiologia, comportamento, força, desenvolvimento, entre outras características.

O CFMV, como órgão fiscalizador do exercício legal da Medicina Veterinária e da Zootecnia, ratifica o cumprimento da legislação e reafirma a presença obrigatória de médico-veterinário ou zootecnista para arbitrar qualquer tipo de competição com previsão legal, visando assegurar o bem-estar e o manejo adequado dos animais envolvidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais