Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alterações no regulamento do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

  • 8 de novembro de 2016

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou na última quinta-feira (3) a Instrução Normativa SDA nº 19, que coloca em vigor o novo regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). O documento estabelece regras para venda e aplicação de vacinas, métodos de diagnóstico, controle de trânsito, entre outras determinações essenciais para o seu funcionamento.



A principal mudança é a classificação dos estados em seis níveis de risco para cada doença – desconhecido, alto, médio, baixo, muito baixo e desprezível -, o que permitirá definir ações específicas e mais adequadas para o controle e erradicação. A classificação é composta por dois indicadores: o primeiro deles é a prevalência das doenças, que pode variar de A a E; e o segundo é a avaliação da qualidade das ações, medido de 0 a 3.



De início os estados serão classificados apenas com base na prevalência (de A a E), sendo todos sucedidos do indicador 0. Posteriormente o Mapa realizará auditoria no Serviço Veterinário Oficial (SVO) de cada estado para definir o indicador referente à qualidade da execução das ações. Atualmente o Paraná é classificado como B0 – risco baixo – tanto para brucelose quanto para tuberculose.

 



“Até então o programa tinha uma norma federal única para todo o Brasil e os estados que apresentavam menor prevalência aplicavam medidas e legislações mais específicas. Essa mudança de estratégia permite que as ações sejam mais apropriadas a cada situação”, avalia o auditor fiscal federal agropecuário Diego Leonardo Rodrigues, da Divisão de Defesa Agropecuária do Paraná.



A classificação também terá influência nas medidas de controle de trânsito. Animais provenientes de estados com classificação de risco muito baixo ou desprezível, por exemplo, não precisam apresentar exames para o transporte – exceto quando o animal for destinado à reprodução. Os animais de propriedades certificadas como livre das doenças também não necessitam dos exames para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).



Com relação à vacinação contra brucelose, o novo regulamento abre ao produtor a possibilidade de escolha entre as vacinas B19 e RB51. Na normativa anterior, o uso da vacina B19 era obrigatório e exclusivo para fêmeas entre três e oitos meses e a RB51 era utilizada como reforço vacinal ou como alternativa para o produtor que não havia vacinado no período correto; agora ambas são permitidas nesse período de três a oito meses. Após o animal completar oito meses, pode-se ainda utilizar a RB51 para revacinação.



Outra medida diz respeito à destinação de animais reagentes positivos para brucelose: se a carcaça não apresentar lesões, a carne será liberada para consumo após o abate.



Houve alterações também nos critérios para certificação de propriedades, extinguindo-se a categorização de “propriedades monitoradas”. Para propriedades que desejarem obter a certificação de livre de brucelose, tuberculose ou ambas, o processo se tornou mais ágil: são necessários dois testes negativos com um intervalo de 6 a 12 meses. O cerificado será emitido pelo Serviço Veterinário Estadual e terá validade nacional.



Essas são apenas algumas das diversas medidas contidas no novo regulamento, que já está em vigor e deve ser aplicado pelos médicos veterinários e produtores de todo o Brasil. Embora ainda sem cronograma definido, o Mapa espera realizar eventos para difundir as alterações.



“Queremos chamar todos os colegas para discutir as novidades e mudanças do programa para que eles participem ativamente e isso se torne uma realidade”, destaca Rodrigues, que afirma ser essencial a integração dos serviços veterinários oficiais e dos médicos veterinários da iniciativa privada para o bom funcionamento do PNCEBT.



Os profissionais que tiverem dúvidas sobre a IN podem entrar em contato com uma das Unidades Veterinárias da Adapar espalhadas pelo estado, ou diretamente com o Mapa pelo e-mail ssa-pr@agricultura.gov.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CRMV-PR

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais