Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anclivepa-DF e sindicatos trabalham para revogar a lei que determina instalação de câmeras

  • 17 de outubro de 2016

Os presidentes da Anclivepa-DF, Bruno Alvarenga, do SindPet, Luiz Fernando Matos Toniol, e do SindVet-DF, Cláudio Vanísio Cardoso Pedra entregaram ao vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Juarezão, um manifesto das entidades solicitando a revogação da Lei 5.711, que trata da obrigatoriedade da instalação de câmeras em clínicas e pets shops e hospitais veterinários do Distrito Federal. O encontro foi realizado no gabinete do parlamentar, na quinta-feira, 6 de outubro.

 No encontro, os representantes das entidades e o Dep Juarezão redigiram o texto de um novo projeto de lei revogando a lei 5.711. “Nós estamos juntos, trabalhando em representar bem os médicos veterinários do Distrito Federal que se viram lesados com a promulgação da lei”.

 As entidades apontam a inconstitucionalidade da lei, já que a Carta Magna define que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, salvo em caso de flagrante delito ou desastre natural, e mesmo assim, por determinação judicial. Além da inconstitucionalidade, a própria Lei Orgânica do Distrito Federal – LODF, em seu texto, submete-se ao “cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal”, em seu artigo 158.

 A fundamentação do pedido de revogação, vai além. As resoluções 1.015 e 1.069 do Conselho Federal de Medicina Veterinária que regulamentam como devem ser as instalações de ambientes nos quais ocorram tratamento ou manuseio com pets.

Os médicos veterinários alegam também que a lei foi editada sem a participação da sociedade civil e dos profissionais atuantes na área. A Médica Veterinária Leila Sena, explicou que entregou uma carta no gabinete do parlamentar expondo elementos que apontavam a inviabilidade do projeto. “Alguns amigos e eu nos reunimos e elaboramos uma carta com vários elementos que demonstrava a inviabilidade do projeto de lei seguir com o texto do jeito que estava. Mas o que nós observamos foi que o texto aprovado e promulgado não sofreu nenhuma alteração. Tentamos marcar reuniões com o Dep Julio Cesar, mas não conseguimos conversar com ele. Nunca tinha disponibilidade em sua agenda” esclareceu Leila.

 O novo projeto de lei revogando a lei 5.711, foi protocolado na última terça-feira, 11 de outubro, na CLDF. Além disso, as entidades irão apresentar uma petição com o mesmo conteúdo no CRMV-DF, no CFMV e no Ministério Público Federal.

Bruno Alvarenga explica também a importância de todos se manifestarem neste momento. “Este momento é muito importante que cada um de nós entre em contato com os deputados que votaram, enviando e-mails ou ligando. O importante é se manifestar. Temos que deixar claro que a sociedade não aceita decisões monocráticas e que não estamos de acordo com a obrigatoriedade da instalação dos equipamentos de áudio e vídeo em nossos estabelecimentos e que isto não implica maior segurança aos pets que tratamos.” Declarou Bruno aos colegas que igualmente estão em desacordo com a medida do Dep Julio Cesar.

 A Anclivepa/DF tem trabalhado em conjunto ao SindPet e ao SindVet-DF para buscar sempre um amplo debate e a valorização da classe veterinária.

 Ascom – Anclivepa-DF – 14 de outubro de 2016

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais