Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atendimento

  • 16 de outubro de 2017

Pessoa Física

 

  1. Por que preciso me registrar no CRMV?

 

As Leis Federais 5.517/1968 (Medicina Veterinária) e 5.550/1968 (Zootecnia) determinam que só será permitido o exercício profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia aos profissionais regularmente inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.

 

  1. Qual o procedimento para me registrar e quanto tempo leva?

 

Para efetuar a inscrição, o profissional deverá preencher e protocolar o Requerimento de Inscrição de Pessoa Física, na Sede do CRMV-DF, juntando os documentos necessários.

A listagem completa dos documentos, bem como o Requerimento de Inscrição de Pessoa Física estão disponíveis no menu Profissionais. Todas as solicitações precisam ser deferidas em sessão plenária, a qual é realizada mensalmente. Em virtude disto, o prazo para liberação do registro pode ser de até 30 dias.

 

  1. Perdi minha cédula de identidade profissional. O que faço?

 

O profissional que tiver sua carteira de identidade profissional inutilizada extraviada, furtada ou roubada poderá requerer a 2ª via do documento, juntando o boletim de ocorrência policial, foto 2×2 e efetuar o pagamento da taxa de expedição de 2ª via. Vide e Tabela de Anuidades, taxas e emolumentos (link)

 

  1. Como posso atualizar meus dados cadastrais?

 

O profissional pode fazer a atualização preferencialmente pela internet, através do Sistema de Cadastro de Profissionais e Empresas (SISCAD), disponível em www.cfmv.org.br/siscad, ou comparecendo a sede do CRMV-DF munido da cópia do comprovante de endereço atualizado.

 

  1. Vou exercer a profissão também em outro Estado. O que devo fazer?

 

Para o exercício profissional em outro Estado por prazo superior a 90 dias, ou caracterizada a periodicidade de sua atuação, deverá o profissional requerer a inscrição secundária no Conselho onde exercerá as atividades profissionais.

 

  1. Vou morar em outro Estado. O que devo fazer?

 

Para o exercício profissional em outro Estado, será necessário requerer a transferência da inscrição ao Presidente do Conselho para o qual deseja se transferir. O profissional também deve entrar em contato com o CRMV de origem para verificar a existência de débitos.

 

  1. Como acesso o meu cadastro do CRMV-DF?

 

Os profissionais e empresas cadastrados no CRMV-DF podem, consultar seus cadastros, imprimir boletos, verificar ARTs diretamente pelo site www.cfmv.org.br/siscad.

 

  1. Como devo proceder para cancelar o meu registro?

 

Para o cancelamento da inscrição, o profissional deverá solicitar por escrito ao Presidente do Conselho, expondo os motivos do pedido e declarando não exercer a profissão durante o período de cancelamento, sob as penas da lei.

O cancelamento da inscrição somente será concedido ao profissional que não esteja respondendo a processo ético-disciplinar e nem cumprindo pena de natureza ético-profissional.

 

  1. Profissional militar paga anuidade?

 

O médico veterinário que exerce atividade profissional apenas na condição de militar, fica isento de pagamento de anuidade permanecendo sujeito às taxas e emolumentos dos Conselhos Regionais.

Para gozar dos benefícios previstos na Lei nº6.885, de 1980, o médico veterinário militar deverá requerer ao Conselho de sua jurisdição, apresentando prova que ateste essa condição, fornecida pelo Órgão Militar competente.

 

  1. Ainda não colei grau, posso solicitar a carteira provisória apenas com a declaração de conclusão de curso?

 

Não. Será admitida a inscrição provisória dos profissionais que apresentarem certificado ou certidão de colação de grau expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada.

 

Pessoa Jurídica

 

  1. Quais estabelecimentos precisam se registrar no CRMV-DF?

 

O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios.

As firmas, associações, companhias, cooperativas, empresas de economia mista e outras que exercem atividades peculiares à Medicina Veterinária e Zootecnia estão obrigadas a registro nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária onde atuarem.

 

  1. As filiais tem que registrar e pagar anuidade também?

 

As filiais que tenham atividade de obrigatoriedade de registro também tem que estar registradas. Pagará as taxas referentes ao registro e 50% da anuidade sobre o capital social da matriz. Vide Tabela de Anuidades, taxas e emolumentos (link)

 

  1. Onde consigo os formulários para o registro de empresa?

 

Os formulários de ficha de registro de pessoa jurídica, anotação de responsabilidade técnica e a declaração de atividade profissionais estão disponíveis no menu EMPRESA do site do CRMV-DF.

 

  1. Qual o custo inicial do registro?

 

Além da anuidade que é estabelecido de acordo com o capital social registrado pela empresa, no primeiro registro se recolhe as taxas de ART, taxa de certificado e a taxa de registro de pessoa jurídica. Veja a Tabela de Anuidades, Taxas e Emolumentos.

  1. Qual documento comprova o registro da empresa no Conselho?

 

O Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica, que deverá ser exposto em local visível no estabelecimento. Este documento é expedido após o pagamento da anuidade e emolumentos. Sempre que ocorrer alguma mudança nos dados cadastrais da empresa será necessário emitir novo certificado de registro.

  1. Como acesso o cadastro da minha empresa no CRMV-DF?

 

Os profissionais e empresas cadastrados no CRMV-DF podem, consultar seus cadastros, imprimir boletos, verificar ARTs diretamente pela Internet. Estes serviços estão disponíveis através do site do CRMV-DF, a disponibilizar o serviço, facilitando a comunicação e o acesso de todos às informações e ainda, proporcionando um melhor controle sobre os pagamentos de taxas e anuidades.

  1. É possível fazer atendimentos em casas agropecuárias e/ou pet shops?

 

Não. O atendimento clínico, vacinação e/ou prescrição de medicamentos no interior do estabelecimento é terminantemente proibido. Apenas é permitido caso o estabelecimento disponha de consultório, com instalações e acesso próprio, de acordo com a Resolução CFMV 1015/2012.

  1. Como registrar um consultório veterinário dentro de um Pet Shop e/ou Agropecuária?

 

São dois registros distintos: o consultório é de propriedade do médico veterinário, mesmo o espaço físico não sendo do profissional. Caso o médico veterinário saia da loja, tem que providenciar a baixa da responsabilidade técnica e alterar o endereço do consultório para onde for ou solicitar o cancelamento do registro do consultório. O registro do consultório não tem vínculo nenhum com a loja, todos os formulários deverão ser preenchidos em nome do médico veterinário.

  1. Quais as características de um consultório veterinário?

 

São destinados ao ato básico de consulta clínica, curativos e vacinações de animais, sendo vedada a internação, procedimento cirúrgico e/ou anestésico. São estabelecimentos e propriedades de médicos veterinários

  1. Quais são as características de uma clínica veterinária?

 

São destinadas ao atendimento de animais para consultas e tratamentos clínicos-cirúrgicos, podendo ou não ter internações e procedimentos cirúrgicos, sob a responsabilidade técnica e presença de médico veterinário.

  1. Quais as características de um hospital veterinário?

 

São estabelecimentos destinados ao atendimento de pacientes para consultas, internações e tratamentos clínicos-cirúrgicos, de funcionamento obrigatório em período integral (24 horas), com presença permanente e sob a responsabilidade técnica de médico veterinário.

  1. Um prestador de serviço banho e tosa precisa de registro no CRMV-DF?

 

Sim. Neste caso, o registro será apenas para efeito de cadastramento, dispensado do pagamento da anuidade sendo cobrada somente a taxa de anotação de responsabilidade técnica. Vide Tabela de Anuidades, taxas e emolumentos (link)

  1. As empresas de Plano de Saúde Animal tem que se registrar no CRMV-DF e apresentar R.T?

 

Sim, conforme Resolução do CFMV nº 647/1998.

  1. Como posso atualizar o endereço cadastral da minha empresa?

 

Somente apresentando ao CRMV-DF a alteração contratual.

  1. Como cancelar o registro no CRMV-DF?

 

Apresentando ao CRMV-DF a alteração contratual comprovando que o objetivo não é mais de obrigatoriedade de registro ou o Distrato Social devidamente registrado na Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil, juntamente com o requerimento assinado pelo proprietário.

Também é possível solicitar o cancelamento do registro quando a empresa comprovar a baixa de suas atividades perante as Receitas Federal e Estadual.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais