Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasília sediou o 49º Fórum de Entidades de Zootecnia

  • 23 de abril de 2018

Brasília recebe o 49 Fórum Nacional das Entidades de Zootecnistas, realizado na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco – CODEVASF, nos dias 18 a 20 de abril. Estiveram presentas na cerimônia de abertura o presidente da Associação Brasileira de Zootecnia, Zootecnista Marinaldo Divino Ribeiro, o presidente do CFMV, Médico Veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro da Cruz.

Mesa de abertura

Além de parabenizar a ação da entidade, Laurício destacou o trabalho do Tesoureiro do CRMV-DF, o Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros que representa a sua profissão na Diretoria da entidade além de colaborar com a boa convivência entre a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “Os conselhos hoje são mais abertos do que antes e cada vez mais nós devemos proferir o discurso de unicidade. Eu trabalho no Sistema Único de Saúde e lá é muito comum trabalharmos de forma integrada” destacou a importância do trabalho conjunto, não só da medicina veterinária e da zootecnia, mas também da engenharia agronômica.

Segundo o presidente da ABZ, o fato do presidente do CFMV representa uma importante abertura para acesso dos profissionais “Não temos registro de um presidente de CFMV comparecer a algum de nossos eventos. A presença do Dr Francisco aqui hoje é um marco.” Mas não só por este motivo, completou Marinaldo, “Temos vários profissionais inseridos em diversas Comissões e Câmaras técnicas, participando de discussões importantes para as profissões, isso demonstra claramente a mudança de tratamento com nossos profissionais.”

Por sua vez, o presidente do CFMV, Francisco pontou a importância da integridade dos profissionais no sistema. “A nossa missão é institucional. Refizemos e recompomos as Comissões de Zootecnia no CFMV. Este ano, também criamos a Câmara Técnica de Zootecnia. Vamos caminhar juntos para a produção de alimentos de qualidade, fortalecendo o agronegócio. Somos um tripé: médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos”, declarou o presidente do CFMV durante a abertura.

Ano emblemático

Este ano é carregado de motivos para a zootecnia comemorar, são 50 anos da lei 5.550/1968, 13.596/2018 que institui o “Dia Nacional do Zootecnista” a ser celebrado no dia 13 de maio e ainda o aniversário de 30 anos da ABZ. Segundo o presidente da associação, a profissão é organizada e cheia de pessoas empenhadas em seu desenvolvimento. “Uma zootecnia que é forte, organizada, que tem instituições preocupadas, que militam e que trabalha em benefício do seu desenvolvimento, seja enquanto ciência, seja enquanto profissão.” Explica o presidente da ABZ, sobre o trabalho da entidade.

Adalto Ferreira Barcellos, conselheiro efetivo do CRMV-MG e membro da Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica do CFMV relata qual a sua expectativa diante o cenário de renovação no sistema. “É a melhor possível. Diante das ações que já estão sendo promovidas pela nova diretoria, abre-se um canal muito importante para discutir as duas profissões de forma paritária.” Ele acrescenta que também alimenta a ideia de que daqui para frente a tendência que o CFMV se renove a cada eleição.

Visitas ilustres no CRMV-DF

Aproveitando a estadia em, visitaram a sede do CRMV-DF os Zootecnistas, Vice-Presidente do CRMV-RO, Zootecnista Edna Florinda Benevenuto, O Conselheiro Efetivo do CFMV, Wendel Lima e o Diretor Estadual da ABZ, no Piauí, Firmino José. O Tesoureiro e o Presidente do CRMV-DF, Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros e Médico Veterinário Laurício Monteiro da Cruz receberam os colegas e fizeram as honras da casa.

O evento reuniu profissionais de todo o brasil, para discutir assuntos de importância para os Zootecnistas e para o sistema CFMV/CRMVs.

Forum Zoot Visitantes

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais