Brasília recebe o 49 Fórum Nacional das Entidades de Zootecnistas, realizado na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco – CODEVASF, nos dias 18 a 20 de abril. Estiveram presentas na cerimônia de abertura o presidente da Associação Brasileira de Zootecnia, Zootecnista Marinaldo Divino Ribeiro, o presidente do CFMV, Médico Veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro da Cruz.
Além de parabenizar a ação da entidade, Laurício destacou o trabalho do Tesoureiro do CRMV-DF, o Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros que representa a sua profissão na Diretoria da entidade além de colaborar com a boa convivência entre a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “Os conselhos hoje são mais abertos do que antes e cada vez mais nós devemos proferir o discurso de unicidade. Eu trabalho no Sistema Único de Saúde e lá é muito comum trabalharmos de forma integrada” destacou a importância do trabalho conjunto, não só da medicina veterinária e da zootecnia, mas também da engenharia agronômica.
Segundo o presidente da ABZ, o fato do presidente do CFMV representa uma importante abertura para acesso dos profissionais “Não temos registro de um presidente de CFMV comparecer a algum de nossos eventos. A presença do Dr Francisco aqui hoje é um marco.” Mas não só por este motivo, completou Marinaldo, “Temos vários profissionais inseridos em diversas Comissões e Câmaras técnicas, participando de discussões importantes para as profissões, isso demonstra claramente a mudança de tratamento com nossos profissionais.”
Por sua vez, o presidente do CFMV, Francisco pontou a importância da integridade dos profissionais no sistema. “A nossa missão é institucional. Refizemos e recompomos as Comissões de Zootecnia no CFMV. Este ano, também criamos a Câmara Técnica de Zootecnia. Vamos caminhar juntos para a produção de alimentos de qualidade, fortalecendo o agronegócio. Somos um tripé: médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos”, declarou o presidente do CFMV durante a abertura.
Ano emblemático
Este ano é carregado de motivos para a zootecnia comemorar, são 50 anos da lei 5.550/1968, 13.596/2018 que institui o “Dia Nacional do Zootecnista” a ser celebrado no dia 13 de maio e ainda o aniversário de 30 anos da ABZ. Segundo o presidente da associação, a profissão é organizada e cheia de pessoas empenhadas em seu desenvolvimento. “Uma zootecnia que é forte, organizada, que tem instituições preocupadas, que militam e que trabalha em benefício do seu desenvolvimento, seja enquanto ciência, seja enquanto profissão.” Explica o presidente da ABZ, sobre o trabalho da entidade.
Adalto Ferreira Barcellos, conselheiro efetivo do CRMV-MG e membro da Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica do CFMV relata qual a sua expectativa diante o cenário de renovação no sistema. “É a melhor possível. Diante das ações que já estão sendo promovidas pela nova diretoria, abre-se um canal muito importante para discutir as duas profissões de forma paritária.” Ele acrescenta que também alimenta a ideia de que daqui para frente a tendência que o CFMV se renove a cada eleição.
Visitas ilustres no CRMV-DF
Aproveitando a estadia em, visitaram a sede do CRMV-DF os Zootecnistas, Vice-Presidente do CRMV-RO, Zootecnista Edna Florinda Benevenuto, O Conselheiro Efetivo do CFMV, Wendel Lima e o Diretor Estadual da ABZ, no Piauí, Firmino José. O Tesoureiro e o Presidente do CRMV-DF, Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros e Médico Veterinário Laurício Monteiro da Cruz receberam os colegas e fizeram as honras da casa.
O evento reuniu profissionais de todo o brasil, para discutir assuntos de importância para os Zootecnistas e para o sistema CFMV/CRMVs.
Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!