Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara Técnica busca orientar tutores sobre guarda-responsável

  • 22 de fevereiro de 2021

Donos de pets entenderão melhor as necessidades de seus animais e a sua relação com o meio ambiente

Cuidar bem dos animais e do meio ambiente é um dever de todos, e para tanto é necessária informação qualificada. Pensando nisso, em uma das reuniões da Câmara Técnica de Bioética e Bem-Estara animal do CRMV-DF surgiu a iniciativa de criar o curso para Guarda Responsável, que se encontra disponível no site www.crmvdf.org.br/guarda-responsavel desde a primeira quinzena de dezembro de 2020, totalmente on-line e com emissão de certificado de conclusão.

O curso foi idealizado para orientar tutores sobre como suprir as necessidades dos animais de estimação. A presidente da Câmara Técnica, méd. vet. Liziè Pereira Buss explica como foi pensado o direcionamento do curso. “Nós entendemos que o papel que nós devemos desempenhar é levar informação de qualidade para tutores e também lembrar aos colegas [méd. vet.] a responsabilidade deles nessa situação”. Ela explica que muitas das vezes o tutor não tem conhecimento suficiente sobre as necessidades que os animais têm para se manterem sadios. Mas a situação vai além dos cuidados com o bem-estar dos animais e alcança possíveis impactos sobre a fauna, quando animais são abandonados próximo a matas e florestas.

Liziè pede aos colegas profissionais que assumam sua responsabilidade sobre o assunto, independente da área que atue. “Eu entendo que os profissionais, tanto o médico-veterinário quanto o zootecnista, independentemente de onde ele trabalhe, ele vai chegar ao produtor, fazer uma assistência e lá, muitas vezes haverá um cão ou gato. E ele pode levar informação ao tutor para evitar reprodução descontrolada, por exemplo. Nós temos milhares de animais que sofrem e que fazem um impacto significativo na fauna silvestre. Nós temos que assumir a nossa responsabilidade”.

A iniciativa ganhou um parceiro, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, que se deu pelo fato de Liziè já ter produzido cursos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, onde trabalha. “Eu apresentei a ideia ao grupo, que além de aceitarem, ofereceram-se para elaborar as aulas. O IICA ofereceu seu pessoal para dar suporte à gravação e edição de vídeos. ”

WhatsApp Image 2021 02 22 at 12.45.38 1

Médico Veterinário Luís Olívio gravando vídeo para o curso

 

Outro parceiro, foi Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT, que entrou com auxílio na divulgação do material, uma vez que eles também têm um projeto de sensibilização sobre o tema, chamado Vira-Amigo.

Até o final de dezembro de 2020, em menos de um mês no ar foram 192 inscritos. O curso é composto por 34 vídeos que variam de um a três minutos cada, além de oferecer material de apoio em PDF. Ele é iniciado com a definição do que é guarda-responsável, em seguida explica o seu contexto na Saúde Única e em seguida traz informações sobre nutrição, saúde, comportamento, ambiente, controle reprodutivo, violência contra animais e a questão do abandono. “É um curso bem completo, no que se refere a vários conteúdos. Tivemos a preocupação de fazê-lo bem objetivo e conciso para que as pessoas completem”. Esclarece Liziè.

Assessoria de Comunicação Social  do CRMV-DF

22 de fevereiro de 2021

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais