Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha de castração deve zelar pelo bem-estar animal

  • 20 de agosto de 2020

Visando oferecer segurança e bem-estar aos animais submetidos aos procedimentos cirúrgicos, desde a sua admissão até a alta do paciente o CRMV-DF editou a Resolução nº 15/2010 que estabelece regras para mutirões realizados no Distrito Federal. Os mutirões de castração são ações muito bem aceitas pela sociedade, já que busca controlar a população de animais de companhia e em consequência a diminuição de animais nas ruas.

Basicamente, a referida resolução estabelece a necessidade de um Médico-Veterinário para ser o Responsável Técnico pelo evento e que este profissional deva homologar, junto ao CRMV-DF, um projeto com toda a descrição de procedimentos do Mutirão, no prazo de 60 dias antes de sua realização. O CRMV-DF também dispõe de um assessor técnico, que pode esclarecer qualquer dúvida, em torno do assunto. No âmbito federal é a Resolução 962/2010 que regula os mutirões. Todo este regramento foi construído pensando na GARANTIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e do exercício ÉTICO PROFISSIONAL.

O CRMV-DF reitera que se dispõe a esclarecer a sociedade, qualquer dúvida sobre “Mutirões de Castração”, para que eles sejam executados sem infringir o código de ética do Médico-Veterinário ou do Zootecnista e consequentemente, garantir a integridade dos animais e o pleno exercício profissional.

Por fim, o CRMV-DF esclarece ainda que o profissional Médico-Veterinário que promover e realizar procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional, sem a devida homologação pelo plenário do CRMV-DF, ou que venha a infringir as prerrogativas legais de sua atuação profissional descritas na Lei No 5.517/1968 , poderá ser enquadrado na resolução nº 1138/2016, que aprova o código de ética do Médico-Veterinário. Assim como Zootecnista que venha a infringir o que está estabelecido na Lei No 5.550/1968, poderá também ser enquadrado no seu código de ética, o qual está regulamentado pela resolução no 1167/2019. Ambas as resoluções descrevem as penalidades a serem imputadas aos profissionais que venham a atuar de maneira antiética.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

20 de agosto de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais