Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CFMV produz documento com perguntas e respostas sobre a Leishmaniose Visceral Canina

  • 21 de junho de 2016

 

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC), caracterizada inicialmente como uma doença rural, tornou-se um problema crescente com a expansão urbana.  Com isso, o aumento de casos de leishmaniose no país e formas de controle da doença têm sido tema de discussões.

A LVC é transmitida por um mosquito das espécies Lutzomyia longipalpis, mais conhecido por mosquito-palha, e o Lutzomyia cruzi, restrito ao Mato Grosso do Sul.

Para esclarecer dúvidas sobre a doença, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV) produziu documento com perguntas e respostas sobre a LVC.

O documento apresenta, por exemplo, os riscos que a doença oferece à saúde humana. “A presença do vetor permite a transmissão de um cão infectado para outro cão ou para o ser humano, gerando risco para a saúde humana e canina quando o animal é doente e mantido em ambiente favorável ao vetor”.

A importância da prevenção é ressaltada nas perguntas e respostas. A CNSPV/CFMV recomenda o cuidado e limpeza do ambiente externo e das casas para evitar a presença do vetor. O documento ressalta a importância do acompanhamento frequente do animal por um médico veterinário.

Outros temas abordados no documento incluem: o processo de infecção; medidas de controle tomadas para conter a LVC; sanções disciplinares caso o médico veterinário opte pelo tratamento; o transmissor da doença; o posicionamento do CFMV sobre a eutanásia de cães soropositivos.

O CFMV lembra ainda que são necessários estudos controlados, feitos de forma técnica e ética e que tragam resultados consistentes, replicáveis a todos os animais e implantáveis no âmbito da Saúde Pública para acesso de todos.

“ O CFMV é a favor de ‘um mundo, uma saúde’ e apoiará e contribuirá sempre, de forma ética e legal, em prol da saúde única, porque a saúde inclui também a saúde animal e ambiental e não pode e não deve ser tratada como uma ferramenta política ou econômica”, ressalta o documento.

Confira o documento anexo e na área de publicações do portal

Posicionamento Sistema CFMV/CRMVs

Até que a cura para a Leishmaniose Visceral Canina seja cientificamente comprovada, o posicionamento institucional do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) é pelo não tratamento da doença, garantindo assim a segurança e proteção à saúde pública, em conformidade com o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e atendendo à legislação federal,  Decreto n° 51.838/1963, código penal e recomendações sanitárias.

Fonte: CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais