Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CFMV publica edital da Acreditação de Cursos

  • 7 de julho de 2017

O Conselho Federal de Medicina Veterinária divulgou nesta segunda-feira (03/07) o Edital de Convocação para candidaturas de cursos de Medicina Veterinária que desejam pleitear a Acreditação do CFMV. Os cursos interessados, deverão preencher o formulário de inscrição, com a documentação exigida e termo de compromisso de participação voluntária no processo e encaminhar ao CFMV entre os dias 3 e 14 de julho de 2017. Todas os detalhes em acreditacao.cfmv.gov.br

Neste ciclo serão ofertadas quatro vagas para candidatura de cursos. Caso o número de cursos inscritos seja superior ao número de vagas disponibilizadas, será utilizado como critério de seleção o Conceito Preliminar de Curso do último ciclo avaliativo.

Prazos

Após o término das inscrições, o CFMV analisará as candidaturas e comunicará aos interessados o resultado do processo seletivo. Após essa comunicação, os cursos selecionados terão prazo máximo de 60 dias para enviar ao CFMV, por e-mail, seu relatório de autoavaliação de acordo com as diretrizes estabelecidas na Resolução CFMV 1154.  Além do relatório, deverão ser encaminhados o Projeto Pedagógico do Curso, o Plano de Desenvolvimento Institucional e informações complementares que eventualmente venham a ser solicitadas pelo CFMV.

A Comissão de Avaliação será formada por integrantes da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária. Ela será responsável por estabelecer, juntamente com o representante pela da IES a agenda de visitas que deverá ocorrer em até 30 dias e terá a duração de 4 dias. O relatório elaborado pela comissão de avaliação será encaminhado para a IES para manifestação. O relatório consolidado será analisado pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, responsável por emitir o parecer conclusivo que será submetido ao Plenário do CFMV.

Selo de Acreditação

Receberá o selo de “Acreditado”, com validade de 3 anos, o curso que obtiver conceito máximo em pelo menos 80% dos indicadores que constam no Instrumento de Avaliação, não sendo admitido conceito “1” em nenhum dos indicadores. Já o selo de “Acreditado com Excelência” terá validade de 5 anos e será para cursos com conceito máximo em pelo menos 90% dos indicadores, não sendo admitido conceito “1” em nenhum deles.

O Selo de Acreditação emitido pelo CFMV serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e sobretudo, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada.

O resultado final do processo será publicado em forma de resolução no Diário Oficial da União e o curso Acreditado receberá um Certificado de Acreditação do Curso.

Acreditação

A Acreditação visa estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em Medicina Veterinária, necessária para a promoção do desenvolvimento da educação e da promoção da profissão no país.

Os requisitos de habilitação para candidatura dos cursos são: ter sido autorizado há, no mínimo, dez anos; ser reconhecido conforme as exigências legais; a Instituição de Ensino Superior deverá oferecer curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno; o curso de Medicina Veterinária deverá ter obtido conceito igual ou superior a 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no último ciclo avaliativo.

Todas as informações em acreditacao.cfmv.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais