Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CFMV recebe até o dia 30 de julho indicações para os prêmios Paulo Dacorso Filho e Octávio Domingues

  • 7 de julho de 2017

 

Até o dia 30 de julho podem ser indicados nomes de profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia para concorrer aos prêmios Paulo Dacorso Filho e Octávio Domingues. A homenagem é prestada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 1977 a médicos veterinários e zootecnistas que, com seus trabalhos, prestaram relevantes serviços ao país.

Os vencedores dos prêmios recebem uma placa, um bóton especial e uma medalha. Médicos veterinários de todas as regiões do país já receberam a homenagem. Clique aqui e saiba mais.

Como indicar

Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode indicar um nome. Segundo o artigo 3º da resolução que aprova o estatuto do Prêmio, “as indicações deverão ser acompanhadas de memorial e documentos comprobatórios, que serão analisados e julgados pelo Plenário do CFMV”.

Os currículos, os memoriais e toda a documentação que comprove a carreira dos indicados são submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária.

“Estes são os mais importantes prêmios da Medicina Veterinária e Zootecnia brasileira, outorgados anualmente pela maior entidade da profissão no país”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

O envio de indicações pode ser feito por correio para o CFMV no seguinte endereço:

Conselho Federal de Medicina Veterinária

SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060

com a indicação “Indicação para o Prêmio Paulo Dacorso ou Prêmio Octávio Domingues”, ou pelo e-mail: cfmv@cfmv.gov.br

Sobre os prêmios

O nome do prêmio Paulo Dacorso Filho é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi integrante.

Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, fez parte de várias associações e sociedades. O título de Mestre em Patologia foi concedido pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947.

Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Publicou cerca de 70 artigos científicos e ocupou diversos cargos em respeitadas instituições.

No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965. Paulo Dacorso Filho morreu em 1975.

Acesse a Resolução CFMV nº 677/2000 que aprovou o estatuto do Prêmio Paulo Dacorso.

Já o prêmio Octávio Domingues é uma homenagem a Octávio Domingues, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. Nascido em Xapuri (AC), ele foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos.

Lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Representando a UFRRJ integrou a equipe de professores enviados aos Estados Unidos para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais