Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CFMV solicita informações ao Mapa sobre o registro de medicamento para tratamento da Leishmaniose

  • 16 de setembro de 2016

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) encaminhou, nesta terça-feira (6/9), um ofício solicitando informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre o registro de medicamento à base de miltefosine para tratamento da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no Brasil.

Ao longo da última semana foi divulgado na mídia que o tratamento havia sido autorizado pelo Mapa e Ministério da Saúde (MS), no entanto ainda não houve veiculação oficial da informação no Diário Oficial da União.

O CFMV esclarece, no ofício, que é a entidade responsável pela fiscalização do exercício da Medicina Veterinária no país e que até o momento não há tratamento autorizado no Brasil para LVC.

Considerando o compromisso do Conselho Federal com a Saúde Única, a autarquia solicita ao Mapa que seja confirmada ou negada a informação sobre o registro do medicamento e solicita a previsão de publicação oficial. Também questiona se há previsão do Mapa para emitir nota técnica ou portaria em relação ao registro.

O CFMV pergunta ainda sobre as ações que serão adotadas em relação à Portaria Interministerial nº 1426/2008, que proíbe o tratamento da LVC com produtos de uso humano ou não registrados no Mapa.

Por fim, o CFMV solicita acesso aos pareceres que embasaram o registro do medicamento e a cópia das recomendações de uso e bula do fármaco, para melhor orientar os médicos veterinários caso o registro for publicado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais