Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CFMV vai atestar qualidade para programas de residência e aprimoramento profissional

  • 22 de novembro de 2016

A acreditação CFMV foi criada para reconhecer a qualidade dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária brasileiros

 

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lança neste mês o Selo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer a qualidade e competência dos melhores programas de treinamento em serviço do país. A Acreditação será oficialmente apresentada às instituições de ensino superior, aos estudantes, residentes e profissionais no dia 22 de novembro, na abertura do V Seminário de Residência em Medicina Veterinária, em São Paulo (SP).

Os programas de residência e de aprimoramento profissional em Medicina Veterinária representam uma das melhores formas de preparar profissionais recém-formados, oferecendo aos novos médicos veterinários a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação e se preparar para um mercado de trabalho que já conta com mais de 110 mil profissionais atuantes no país.

Os médicos veterinários que buscam um diferencial ainda maior na sua formação agora podem optar por um programa de treinamento em serviço acreditado pelo CFMV. “Estamos chancelando que a residência é de responsabilidade pois atende os requisitos mínimos estabelecidos pelo CFMV para que os profissionais saiam com qualidade, prestando um serviço de excelência, além de resultar em uma projeção maior para a instituição de ensino”, ressalta Benedito Fortes de Arruda, presidente do CFMV.

O processo é voluntário, e será realizado de acordo com as solicitações enviadas pelas próprias instituições de ensino superior. Podem se candidatar ao selo os programas de residência e também os de aprimoramento profissional, que são um tipo de treinamento em serviço com diretrizes diferenciadas para alguns critérios, como a carga horária e a bolsa de estudos mensal.

Para Benedito Dias, presidente da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV), o selo de qualificação poderá fazer a diferença para os novos profissionais que desejam se destacar. “Aqueles que têm uma qualificação acima da média têm maior facilidade para se encaixar no mercado. E para o profissional recém-formado, eu não conheço possibilidade melhor para ele se qualificar do que um programa de residência ou aprimoramento”, acredita Dias.

A acreditação também foi concebida com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento dos programas de residência e de aprimoramento profissional. Para receber e manter o selo de acreditação, os cursos terão de passar por constantes processos de avaliação e demonstrar que conduzem os seus programas de acordo com os melhores padrões de qualidade.

“O CFMV já tem toda a estrutura e experiência de avaliação dos programas de residência em Medicina Veterinária, o que ajuda a manter o controle de qualidade dos programas”, ressalta Daniel Guimarães Gerardi, coordenador do Programa de Residência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Com certeza vamos querer ser acreditados pelo CFMV”, ressalta Gerardi.

 

Critérios de excelência

O selo de qualidade pode ser concedido a programas de residência e aprimoramento profissional nas seguintes áreas de atuação: Clínica; Produção e Reprodução Animal; Patologia Veterinária; Inspeção de Produtos de Origem Animal; e Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública.

O processo de acreditação é feito com base em avaliações feitas in loco por representantes qualificados do CFMV. Os programas inscritos para a acreditação serão avaliados pelo CFMV de acordo com os padrões de ensino, infraestrutura, preceptoria e casuística estipulados em resolução.

A norma exige, entre outros critérios, que os programas sejam coordenados exclusivamente por médicos veterinários e que a instituição ofereça estrutura equipada e atualizada para garantir qualidade à execução das atividades específicas ao conteúdo programático de cada programa. Os programas que cumprirem com os requisitos técnicos receberão um selo de qualidade com validade de quatro anos, que poderá ser renovado mediante uma nova avaliação.

  

V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária

O instrumento de avaliação e os passos do processo de acreditação serão o tema de várias palestras do V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária. As explicações sobre o novo sistema ficarão a cargo dos médicos veterinários e integrantes da CNRMV/CFMV Benedito Dias de Oliveira Filho, Fernando Leandro dos Santos, Antonio José de Araújo Aguiar, José Correa de Lacerda Neto e Virgínia Bocorny Lunardi. As apresentações serão seguidas por um debate com o público.

Além da acreditação, o encontro também tem em sua programação outro tópico de grande importância para a profissionalização do médico veterinário no Brasil: a Residência Integrada ao SUS. Para obter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), os programas de residência em saúde devem ser orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as necessidades e realidades de cada região. Educadores e representantes de cursos terão a oportunidade de ouvir relatos de coordenadores e tutores de programas de residência que já atendem com sucesso a esses requerimentos.

As inscrições online para participar do evento foram encerradas, mas ainda há vagas para o público que se inscrever no dia e local do seminário. Estão convidados a participar os coordenadores de programas de residência e aprimoramento profissional em Medicina Veterinária, assim como preceptores, tutores, docentes, estudantes, residentes e diretores de hospitais veterinários.

 

Serviço

V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária

Tema: Residência Veterinária Integrada ao SUS e Acreditação dos Programas

Data: 22 e 23 de novembro

Local: Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) – R. Apeninos, 1088 – Paraíso, São Paulo – SP

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais