Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Começa a campanha de vacinação contra febre aftosa

  • 8 de maio de 2018

A primeira etapa da campanha de vacinação obrigatória contra febre aftosa iniciou nesta terça-feira (1º/5) no Brasil. Até 31 de maio, deverão ser vacinados 200 milhões de cabeças de bovinos e búfalos, de todas as faixas etárias, de grande parte dos estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Em três estados do país, a vacinação contra a febre aftosa tem um calendário diferenciado. Santa Catarina é o único estado sem a obrigação, por já ser livre de febre aftosa “sem vacinação”. O estado foi a primeira zona livre de febre aftosa “sem vacinação” no Brasil reconhecida pela OIE.

No Amazonas, a campanha começou em 15 de março. Em Roraima e Rondônia, começou nos dias 1º e 15 de abril, respectivamente.

Essa diferenciação nas datas ocorre de acordo com as condições climáticas e de sistemas de produção nessas localidades. Nos estados do Acre, Espírito Santo e Paraná, somente serão vacinados os animais com até 24 meses.

Na segunda etapa da campanha, em novembro, a maioria dos estados também passará a imunizar os animais com essa idade, de acordo com o calendário oficial.

Vacinação

A vacinação é obrigatória para todo o rebanho e os criadores que não cumprirem a obrigação podem ser autuados e multados. O produtor também fica impedido de comercializar, enquanto não regularizar a situação. O criador que, eventualmente, observar algum tipo de lesão vesicular ou animais babando e mancando (suspeita de febre aftosa) deve comunicar imediatamente o serviço veterinário oficial.

Se os auditores fiscais constatarem que o rebanho não foi vacinado, o produtor poderá responder um processo. O atraso na comunicação implica na impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), por um período mínimo de 30 dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais