Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Confira depoimentos de quem já se inscreveu para V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária. Participe!

  • 25 de outubro de 2016

Márcio Siconelli, 25 anos, é residente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal (SP) Ele tem dedicado sua carreira à Vigilância de Vetores e Zoonoses, na prevenção e detecção de diversas enfermidades como Raiva, Febre Maculosa, Leishmaniose e outras. Pela primeira vez, Márcio participará de um evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O residente é um dos inscritos para acompanhar o V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária.

O evento acontecerá dias 22 e 23 de novembro na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP). As discussões do seminário serão realizadas à luz de dois assuntos importantes: a Residência Integrada ao SUS e a Acreditação dos Programas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de novembro no portal do CFMV (clique aqui e faça a sua).

Márcio revela que suas expectativas são muitas e que, em sua opinião, o futuro de muitos profissionais e a melhora de diversos aspectos no ensino e da formação podem ser definidos dentro de seminários como este. “Espero que sejam dois dias de trabalho intenso. Almejo que todos compreendam de forma concreta a importância e a necessidade do médico veterinário na Saúde Pública, na base dos programas de Saúde.

Nina Rattis Franco, 31 anos, também é uma das participantes que já garantiram vaga para o evento. Ela é de Goiânia (GO) e trabalha como médica veterinária autônoma, com atendimento básico ambulatorial e vacinas em domicílio. “Esta é a primeira vez que irei participar do evento do CFMV. Sempre acreditei que se a Medicina Veterinária no cenário brasileiro se integrasse ao SUS, o conceito de saúde e bem-estar da família brasileira seria mais abrangente”. Para a profissional, é importante conscientizar a população do trabalho do médico veterinário para o sucesso da saúde pública.

A professora Karina Paes Bürger, 37 anos, da FCAV/Unesp/Jaboticabal, já presenciou vários seminários de residência do Conselho e disse que não vai perder o próximo. “Esses eventos promovidos pelo CFMV são excelentes e de ótima qualidade, abordando temas relevantes para nossa profissão. Eles possibilitam a interação de diferentes profissionais; coordenadores de curso, professores e alunos, de distintas regiões do país, além da troca de experiência, que é primordial”, elogia.

Burger alerta que é necessário fortalecer a presença do médico veterinário no SUS, Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Para ela, isso só será possível com a capacitação do profissional, uma boa base no ensino de graduação e treinamento supervisionado em serviço. “Estou na expectativa de uma uniformização dos programas, independente da origem, visando realmente uma residência integrada ao SUS evitando, assim, a distorção dos programas’, avalia.

A médica veterinária Ana Flávia de Carvalho é coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos, em São João da Boa Vista (SP), e compartilha das mesmas opiniões da colega Karina Burger.

“Sempre recomendei os eventos aos supervisores da minha Instituição de Ensino (IE) e para os cargos de gestão nas universidades. Os profissionais têm que entender o que o CFMV quer e como podemos nos direcionar diante de novos desafios e também perante o MEC”.

“Façam suas inscrições e participem. Precisamos nos inteirar e evoluir sempre. Nunca podemos deixar de aprender, discutir e acompanhar tudo que acontece no Ensino da Medicina Veterinária”, convida Carvalho. ​

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais