Márcio Siconelli, 25 anos, é residente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal (SP) Ele tem dedicado sua carreira à Vigilância de Vetores e Zoonoses, na prevenção e detecção de diversas enfermidades como Raiva, Febre Maculosa, Leishmaniose e outras. Pela primeira vez, Márcio participará de um evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O residente é um dos inscritos para acompanhar o V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária.
O evento acontecerá dias 22 e 23 de novembro na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP). As discussões do seminário serão realizadas à luz de dois assuntos importantes: a Residência Integrada ao SUS e a Acreditação dos Programas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de novembro no portal do CFMV (clique aqui e faça a sua).
Márcio revela que suas expectativas são muitas e que, em sua opinião, o futuro de muitos profissionais e a melhora de diversos aspectos no ensino e da formação podem ser definidos dentro de seminários como este. “Espero que sejam dois dias de trabalho intenso. Almejo que todos compreendam de forma concreta a importância e a necessidade do médico veterinário na Saúde Pública, na base dos programas de Saúde.
Nina Rattis Franco, 31 anos, também é uma das participantes que já garantiram vaga para o evento. Ela é de Goiânia (GO) e trabalha como médica veterinária autônoma, com atendimento básico ambulatorial e vacinas em domicílio. “Esta é a primeira vez que irei participar do evento do CFMV. Sempre acreditei que se a Medicina Veterinária no cenário brasileiro se integrasse ao SUS, o conceito de saúde e bem-estar da família brasileira seria mais abrangente”. Para a profissional, é importante conscientizar a população do trabalho do médico veterinário para o sucesso da saúde pública.
A professora Karina Paes Bürger, 37 anos, da FCAV/Unesp/Jaboticabal, já presenciou vários seminários de residência do Conselho e disse que não vai perder o próximo. “Esses eventos promovidos pelo CFMV são excelentes e de ótima qualidade, abordando temas relevantes para nossa profissão. Eles possibilitam a interação de diferentes profissionais; coordenadores de curso, professores e alunos, de distintas regiões do país, além da troca de experiência, que é primordial”, elogia.
Burger alerta que é necessário fortalecer a presença do médico veterinário no SUS, Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Para ela, isso só será possível com a capacitação do profissional, uma boa base no ensino de graduação e treinamento supervisionado em serviço. “Estou na expectativa de uma uniformização dos programas, independente da origem, visando realmente uma residência integrada ao SUS evitando, assim, a distorção dos programas’, avalia.
A médica veterinária Ana Flávia de Carvalho é coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos, em São João da Boa Vista (SP), e compartilha das mesmas opiniões da colega Karina Burger.
“Sempre recomendei os eventos aos supervisores da minha Instituição de Ensino (IE) e para os cargos de gestão nas universidades. Os profissionais têm que entender o que o CFMV quer e como podemos nos direcionar diante de novos desafios e também perante o MEC”.
“Façam suas inscrições e participem. Precisamos nos inteirar e evoluir sempre. Nunca podemos deixar de aprender, discutir e acompanhar tudo que acontece no Ensino da Medicina Veterinária”, convida Carvalho.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!