Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselho cumpre ciclo de visitas técnicas a instituições de ensino superior

  • 1 de agosto de 2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) completou um ciclo de visitas técnicas as Instituições de Ensino Superior, hospitais e clínicas-escola do Distrito Federal. Os encontros foram realizados ao longo das últimas duas semanas, onde uma comissão de assessores e fiscais do Conselho foram recebidos pelos respectivos Diretores das Faculdades e Coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Os objetivos das visitas foram a de estreitar as relações entre as entidades, conscientizar sobre a importância do registro de pessoa física e jurídica e suas respectivas responsabilidades técnicas.

Na manhã da sexta-feira (19/jul). O presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, junto aos fiscais da entidade, acompanhou a visita técnica feita a Universidade de Brasília – UnB e foram recebidos pela diretora da Faculdade de Agronomia e Veterinária – FAV, Med. Vet. Simone Perecmanis. No dia 22 de julho, o vice-diretor do Hospital Veterinário da UnB, Méd. Vet. Antônio Raphael Teixeira Neto foi recebido no CRMV-DF para dar continuidade a aproximação de entidades de ensino. “Nós apoiamos principalmente no que se refere a ações educativas e pedagógicas com objetivo de fazer o conselho participar efetivamente dessa comunidade, que no caso, são as Instituições Federais de Ensino Superior”, afirmou Dr. Antônio Raphael, sobre a aproximação entre as entidades.

Hosp HVUB final UnB Simone Perecmanis

Diretor do HVUnB e Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UnB

Na União Pioneira de Ensino Superior – UPIS, os Coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária, Méd. Vet. Marília Snell e o do Zootec. Guilherme José de Carvalho, receberam a equipe do CRMV-DF no Campus de Planaltina. Na conversa houve consenso sobre a importância do registro profissional para poder atuar na área. “Uma pessoa formada em Medicina Veterinária ou em Zootecnia é apenas um Bacharel”, afirmou Guilherme. Para eles, assim como em outras profissões, para exercer o ofício é necessário o cumprimento da legislação vigente, que no caso é o registro no Conselho e a posse da Carteira Profissional.

UPIS final

Coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia

A última faculdade a receber a visita do CRMV-DF foi o Centro Universitário UniCEUB, na tarde de 30 de julho. O Coordenador Méd. Vet. Carlos Alberto Júnior, acompanhado de alguns colegas de docência receberam a comissão do Conselho. Entre os assuntos discutidos a importância de assumir responsabilidades, como profissional. “Em vários momentos na formação de nossos alunos buscamos cobrar responsabilidades, até mesmo com horário e frequência nas aulas. Mas não é só isso, sabemos que as responsabilidades vão muito além disso e temos a preocupação de levar as questões éticas da profissão aos alunos também”. Afirmou o coordenador.

Todas as faculdades e universidades do Distrito Federal receberam a visita, inclusive Universidade Católica de Brasília, UniCESP e Uniceplac.

UniCEUB final icesp1 

UniCEUB e UniCESP

Católica Faciplac

Universidade Católica de Brasília e UNICEPLAC

Sobre as visitas técnicas

As visitas técnicas fazem parte de uma iniciativa do CRMV-DF para estreitar uma aproximação amigável das entidades de ensino, para instruir, informar e orientar as Universidades e Faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia quanto às suas responsabilidades junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal, como previsto na Lei 5.517/68 e 5.550/68 e as Resoluções do CFMV n.683, 831, 1015, 1137, 1177 e 1176. Os compromissos são vários, tais como a obrigatoriedade dos Profissionais Médicos Veterinários ou Zootecnistas (Autônomos, Docentes, Servidores Públicos ou Privados) ao Registro das Pessoas Físicas e os Estabelecimentos, inclusive Instituições de Ensino, ao Registro de Pessoas Jurídicas; e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no âmbito de serviços inerentes à Profissão de Médico Veterinário e do Zootecnista, inclusive em estabelecimentos que criem ou utilizem animais em atividades de pesquisa ou ensino.

Ao final o CRMV-DF ressaltou que as visitas técnicas tiveram intuito instrutivo/educativo para informar as Instituições de Ensino Superior e seus colaboradores (Médicos Veterinários e Zootecnistas) de suas responsabilidades, mas que futuramente ocorreram ações fiscalizatórias.

Para o CRMV-DF é de grande importância participar da formação profissional de Médicos-Veterinários e Zootecnistas, principalmente sobre questões éticas, do exercício profissional, e tantas outras questões que possam gerar transtornos tanto ao prestador de serviço, como aos clientes e pacientes, isto é, à Sociedade. E neste sentido, na oportunidade destas visitas técnicas que realizou às Instituições de Ensino Superior, o CRMV-DF disponibilizou a Assessoria Técnica e Jurídica a ministrar palestras de “Ética e Legislação” e de “Responsabilidade Técnica”.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais