Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselho defende acreditação para cursos de auxiliar veterinário no DF

  • 27 de fevereiro de 2019

Quem não quer ter o seu bichinho de estimação bem cuidado, não é mesmo? Acho que esta é uma preocupação de todo tutor de animais domésticos. Mas o CRMV-DF também se preocupa com o bem-estar dos pequenos companheiros e trabalha constantemente para a oferta de serviços prestados as famílias. Na manhã desta quarta-feira (27/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, junto ao Vice-Presidente, Saulo Borges Lustosa, Secretária-Geral, Waleska Coelho Sajnovisch Gouveia e a presidente da Câmara Técnica de Educação do CRMV-DF, Marina Zimmermann Galvão, visitaram o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida para apresentar uma proposta de a acreditação de cursos de auxiliar veterinário.

A ideia da Câmara Técnica de Educação, representada por Marina é publicar um resolução em nível regional sob a vertente da acreditação de curso de ensino superior que já existe e é feita pelo CFMV. Desta forma, no Distrito Federal o Médico Veterinário saberá que o profissional que contratou para auxiliá-lo tem formação de qualidade o que lhe garantirá um bom auxílio no seu dia-a-dia de trabalho. Por outro lado terá um tutor satisfeito com o serviço prestado.

Segundo Marina, o CRMV-DF é pioneiro ao publicar uma Resolução sobre os critérios desta acreditação e que atenderá o Distrito Federal. “A acreditação é uma forma de nós chancelarmos o curso como um selo que este curso vai ter, como se fosse um selo de qualidade, dizendo que o conselho aprova este curso, que ele está sob todas as leis e regulamentos do sistema CFMV/CRMVs”. Ela esclarece que toda a sociedade ganha, já que o objetivo é aperfeiçoar o serviço Médico Veterinário como um todo e complementa. “É importante ficar claro para a sociedade que o Médico Veterinário deve dar o diagnóstico, dar todas as coordenadas de um atendimento e agora poderá ter um auxiliar que será capaz tecnicamente de executar o tratamento. Por exemplo, dar uma medicação, de verificar se o animal está bem. Assim como já acontece na Medicina Humana”.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, recebeu a proposta com boa expectativa. “Eu gostei da ideia, estão de parabéns. Eu acredito que desta forma os cursos de formação serão atraídos para o registro e a acreditação”, afirmou. Ele informou também que trabalha em uma resolução que irá definir o que é o auxiliar veterinário e quais as características que o curso para formação deste profissional deverá ter.

Já o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, esclarece um curso com acreditação e que tenha uma boa estruturação, que delimite o alcance do seu trabalho, poderá até diminuir os casos de processos éticos. “Se o Médico Veterinário é bem auxiliado, cercado de profissionais bem formadas, os erros em procedimentos também tendem a cair.” Os erros ocasionados dentro de um estabelecimento recai sobre o seu Responsável Técnico.

A acreditação também traz as atuais instituições de ensino que oferecem os cursos, para a legalidade, limitando a área de trabalho de cada profissional, sempre zelando pelas atribuições privativas do Médico Veterinário.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

27 de fevereiro de 2019

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais