Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselho planeja ação conjunta em defesa do bem-estar animal

  • 30 de janeiro de 2019

CRMV-DF e IBAMA tratam em reunião sobre parceria ligadas ao trabalho permanente de

Orientação, fiscalização e de regulação em conjunto, com atuação de Câmaras Técnicas

Toda a sociedade tem a obrigação de promover o bem-estar animal, desta forma o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz recebeu em sua sede, na manhã desta quarta-feira (30/jan) o Coordenador de Operações de Fiscalização do IBAMA, Roberto Cabral Borges e a Analista Ambiental do mesmo órgão, Raquel Barreto, para discutir ações conjuntas entre as entidades.

O presidente do CRMV-DF junto ao Vice-presidente, Saulo Borges Lustosa e o Secretário-Geral Roberto Gomes Carneiro relataram a importância das unidade entre as entidades. “A ideia é que este trabalho não seja pontual, mas sim, permanente de orientação, fiscalização e de regulamentação em conjunto,”, afirmou Laurício.

reunião CRMV IBAMA

Foto: Wellington Oliveira

O CRMV-DF irá reunir suas Câmaras Técnicas, como a de Bem-Estar Animal e a de Animais Silvestres e Selvagens para participar do planejamento de ações. Já o IBAMA irá dialogar com outras entidades, do Distrito Federal, para que, em uma próxima reunião já possa ser apontada ações concretas para o início do trabalho junto aos estabelecimentos comerciais e aos médicos veterinários e zootecnistas.

Em entrevista, Roberto Borges relata que o sistema CFMV/CRMVs editou a resolução 1.069/2014 que regulamenta a forma que os animais, passiveis de comercialização, deveriam ser expostos. Para ele, a fiscalização conjunta entre os órgãos responsáveis possa fazer os estabelecimentos cumprir a legislação. Segundo Roberto, a ideia é tornar o Distrito Federal um piloto para depois expandir o modelo de trabalho a outros estados.

Hoje o IBAMA, atende uma ampla rede de denúncias formais de maus tratos, como agressão, exposição em local inadequado, limitação ou até privação de acesso de água e comida, entre outros. Mas o trabalho do Instituto vai além com ações proativas de verificação do estado de saúde dos animais nos mais variados estabelecimentos e também checando situações veiculadas em mídias digitais da internet.

O objetivo desse plano é o de esclarecimento para adequação da resolução 1.069/2014 e trazer todos os envolvidos para a conformidade ambiental e com isso melhorar a vida de centena de milhares de animais que são expostos para a venda ou doação no âmbito do Distrito Federal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

30 de janeiro de 2019

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais