O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal realizou uma visita técnica no Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS na última sexta-feira (19/out). Além do fiscal, também participaram o Secretário-Geral, Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros e os conselheiros, Eduardo Ferreira da Fonseca e Rogério Rodrigues Santos, ambos médicos-veterinários. O objetivo do CRMV-DF foi verificar as condições do local com relação a manejo, instalação, presença de médicos-veterinários e zootecnistas.
O Conselho também orientou a entidade sobre a importância da necessidade dos referidos profissionais no quadro de pessoal do Centro de Triagem. Emanoel esclarece quais são objetivos de uma visita como esta: “Quanto médicos-veterinários e zootecnistas, nós vamos orientar as instituições que albergam animais, sempre com o objetivo de colaborar com o melhor desempenho dessas empresas. ”
O resultado da visita foi a observação da estrutura do local e do quadro pessoal que se encontram deficitários. “Nós sugerimos, por meio do termo de constatação, que a entidade contrate médicos-veterinários e zootecnistas, para que trabalhem em horário integral dentro da estrutura”. Explicou Emanoel, que também acrescentou “A instituição está ciente dos problemas e já conta com obras de melhoramento de recintos.
O CRMV-DF irá elaborar um relatório circunstanciado que será encaminhado a direção geral do IBAMA. “Basicamente o documento conterá orientações para melhorar a ambientação, arborização, ampliação dos recintos, melhoria no manejo geral das instalações e reforçar a necessidade de ter dentro do órgão médicos-veterinários para trabalhar na parte sanitária bem como zootecnistas para que se pense na parte de nutrição e alimentação desses animais”.
Na visita técnica o CRMV-DF não constatou presença de médico-veterinário ou de zootecnista, mas havia um biólogo, profissional responsável técnico do local. “Existe um apoio em relação a medicina veterinária e a zootecnia. Existe uma parceria com o hospital veterinário da UnB, que atende animais que precisam de assistência integral. O Zoológico de Brasília também coopera com Centro de Triagem com o trabalho do departamento de nutrição que é dirigido por um zootecnista”. Conclui Emanoel Elzo.
Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF
19 de outubro de 2020
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!