Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal apoia a Campanha de vacinação contra Covid-19

  • 22 de janeiro de 2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal apoia a Campanha de vacinação contra Covid-19. A imunização teve início no Distrito Federal, na manhã da última terça-feira (19/jan), no Hospital Regional da Asa Norte. As vacinas aprovadas pela Anvisa já estão sendo distribuídas em todo o Brasil, pelo Governo Federal.

No primeiro ciclo de aplicação do imunizante, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF seguirá as recomendações do Ministério da Saúde que é priorizar os profissionais que lidam diretamente com o atendimento a pacientes com Covid-19. São eles médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas que trabalham em UTI e cirurgiões-dentistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de laboratório, os administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que atuam em hospitais e UBSs, profissionais do Samu e bombeiros que estão no atendimento pré-hospitalar, atuantes da atenção primária que acolhem os pacientes com sintomas respiratórios e outras categorias que lidam diretamente com os infectados pelo coronavírus.

Também serão contemplados, nesta primeira fase de vacinação, os idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento, cuidadores que atuam nessas instituições e povos indígenas aldeados.

A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure essas unidades, porque neste momento será vacinado somente o público-alvo informado inicialmente. Para atender os idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de internação e povos indígenas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar seis equipes volantes para vacinação a fim de imunizá-los sem que haja necessidade de eles irem até um dos 14 pontos.

Profissionais que atuam na linha de frente em unidades da rede privada:

As unidades da rede privada deverão enviar à Secretaria de Saúde a relação com os nomes completos e CPFs de todos os profissionais que estão atuando na linha de frente a serem vacinados. A Secretaria de Saúde enviará as doses da vacina para as respectivas unidades vacinarem os profissionais listados.

Profissionais do Hospital de Campanha da PMDF:

Os profissionais que atuam no Hospital de Campanha do Hospital da PMDF serão vacinados por equipes volantes da Região de Saúde Centro-Sul.

Profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs):

A vacinação para os profissionais que atendem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ocorrerá, de forma volante, nas próprias unidades por profissionais da Secretaria de Saúde.

Residentes que estão na linha de frente:

Os residentes que estão na linha de frente integram o público-alvo da vacinação e serão vacinados nas unidades hospitalares em que trabalham.

O cronograma de vacinação será divulgado, conforme o Ministério da Saúde entregar nova remessa do imunizante. Dessa forma o órgão fará novo dimensionamento de entrega aos estados e indicará o próximo grupo a ser vacinado. Todos os profissionais de saúde receberão a vacina, cada um em seu tempo.

APP Conecte SUS

Para ajudar manter a população atualizada sobre a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 o Ministério da Saúde recomenda a população fazer uso do aplicativo Conecte SUS, que pode ser baixado na sua loja de aplicativos de sua preferência. No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite a usuários e profissionais de saúde acompanhem o processo de imunização no país.

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br – pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta. Até o momento, mais de 8,5 milhões de downloads já foram realizados.

O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários. No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Serviço:

Orientações gerais da campanha no DF:

http://www.saude.df.gov.br/vacinacao-covid19-df/

Conecte SUS – Ministério da Saúde

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/aplicativo-conecte-sus-o-controle-da-vacinacao-contra-a-covid-19-na-palma-da-mao-saiba-como-usar

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF com informações do Ministério da Saúde.

22 de janeiro de 2021

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais