14 de novembro de 2018
O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal – CRC-DF recebeu em sua sede a reunião da Associação de Conselhos de Profissões Regulamentadas – ASCOP, na última segunda-feira (12). A reunião contou com a presença do deputado federal eleito Luiz Miranda (DEM)- acompanhado pelos assessores Leonardo Oliveira e Sonia Perri – e os representantes dos deputados federais eleitos Celina Leão (PP) – Ricardo Grossi, Erika Kokay (PT) – Sandra Cabral e Júlio Cesar (PRB) – Paulo Silva e Júlio César Lopes.
A reunião foi conduzida pelo presidente do CRCDF e da ASCOP, Adriano Marrocos, que destacou a importância da interação dos Conselhos com o Legislativo. “Trazer deputados e senadores eleitos é importante para nós porque temos diversas demandas que envolvem propostas em tramitação no Congresso Nacional”. Marrocos explicou que a maioria desses pleitos buscam benefícios para a sociedade.
Uma reivindicação dos Conselhos da área de Saúde é a tramitação e aprovação do Projeto de Lei nº 5414/2016, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em cursos da área de saúde. De acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF) – Gilcilene Chaer, a proposta aguarda votação na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). “Precisamos de um acompanhamento de perto por parte dos parlamentares”, afirmou a presidente do CRF-DF.
O Vice-Presidente do CRMV-DF, Médico Veterinário Saulo Borges Lustosa representou a entidade e defendeu a posição do conselho sobre a qualidade do ensino nos cursos de profissões ligadas a saúde e a preocupação do avanço do ensino a distância. “Nós nos preocupamos com a segurança da sociedade que tem serviços de grande importância sendo prestado por profissionais registrados em nossos conselhos. Como um professor pode acompanhar uma sala virtual com 100 alunos? Acho isso um absurdo” esclareceu Saulo.
O presidente da ASCOP/DF e do CRC-DF concordou e complementou: “Nosso dever é garantir que profissionais exerçam suas profissões adequadamente. Não adianta remediar depois. O custo seria muito alto.” Argumentou Adriano, defendendo que saúde não há segunda chance.
O deputado federal eleito, Luís Miranda (DEM), também avaliou a reunião. “O que foi observado é que os Conselhos estão brigando pelo óbvio, pela fiscalização mais rígida quanto aos ensinos que estão sendo colocados, por exemplo. Precisamos rever as nossas leis para garantir um ensino de qualidade e, consequentemente, profissionais qualificados”, disse.
Também participaram do encontro os presidentes do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Farid Buitrago Sánchez; do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM-3), Dr. Rony. Castilho; do Conselho Regional De Biblioteconomia (CRB-1) – Fábio Lima Cordeiro; os vice-presidentes do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO) – Danilo Mantovani; do Conselho Regional de Educação Física (CREF7) – Nicole Azevedo Silva; do Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF) – Humberto de Oliveira Lopes; além do Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Luiz Hamilton Da Silva, do procurador geral do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) – Jonathan.
Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF com informações do CRC-DF
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!