Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF articula inclusão do Médico Veterinário nos Núcleos de Atenção à Família do Distrito Federal.

  • 22 de maio de 2015

12.05.2015

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente 75% das doenças infectocontagiosas no mundo são de origem animal, sendo que a maioria delas é classificada como zoonóticas, ou seja, transmitidas na interface entre homem, animais e ecossistemas.  Por esta razão, o CRMV-DF vem desde fevereiro pleiteando a sensibilização dos Gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) sobre a inclusão do Médico Veterinário nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASFs).

O CRMV-DF acredita que a atuação do Médico Veterinário nos Programas de Saúde do Governo assegura à população maior controle e prevenção de doenças epidemiológicas, sanitárias e ambientais, principalmente no que tange a magnitude de alguns problemas sanitários em áreas de risco.  A inclusão do Méd. Vet. dentre as profissões que atuam nos NASFs é autorizada por meio da Portaria MS nº 2.488/2011, mas os Médicos Veterinários ainda não foram incluídos nos NASFs do DF.  De acordo com a Portaria, a inclusão dos profissionais de Medicina Veterinária depende da autorização dos gestores municipais e/ou  distritais.

Para o CRMV-DF a inserção do Médico Veterinário nos Nasf’s concretiza o reconhecimento da Medicina Veterinária como profissão da área de Saúde Pública pelo Ministério da Saúde, pois demonstra o importante papel deste profissional na construção da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Projeto de Lei- Novas Especialidades na Assistência Pública à Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal em resposta a ofício encaminhado pelo CRMV-DF sobre a inclusão do Med. Vet no NASF informa que nos cargos das carreiras da SES-DF não existe a categoria de Médico Veterinário.  No entanto, tramita na Câmara Legislativa do DF o Projeto de Lei que prevê a criação de novas especialidades nos cargos da Carreira Assistência Pública à Saúde.

A Diretoria Executiva do CRMV-DF já iniciaram a articulação para realizar diligências com os Parlamentares da Câmara Legislativa do DF com o objetivo de agilizar o trâmite do Projeto de Lei que insere o Médico Veterinário nos cargos da Carreira Assistência Pública à Saúde no DF.  

Para o CRMV-DF, a determinação do Ministério da Saúde sobre a inclusão do Med. Vet no NASF abre um vasto campo de atuação para a classe. Por essa razão convoca a participação de todos os profissionais que tenham conhecimento e interesse na pauta a participarem da articulação pelo reconhecimento do Médico Veterinário nos Programas de Saúde do DF.

Ascom/CRMV-DF

 
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais