Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF constata em vistoria de fiscalização que não houve maus tratos no Zoológico de Brasília

  • 15 de abril de 2015

15.04.2015

 

Nesta terça-feira (14) a Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF), Simone Bandeira entregou ao Procurador Regional da República, Marcelo Serra Azul o resultado da vistoria realizada na Fundação Jardim Zoológico de Brasília.  A vistoria foi uma solicitação do Ministério Público Federal diante de  denúncias de maus-tratos na Fundação.

Segundo a Presidente a vistoria realizada em fevereiro desse ano não encontrou nenhum indício de maus tratos no Zoológico de Brasília. “O bem-estar animal é relativo quando o animal se encontra em qualquer tipo de cativeiro. Nesse caso, são avaliadas tecnicamente as condições ideais referentes ao local aonde o animal cresce e vive as condições de saúde animal e práticas veterinárias exercidas”, ressalta.

A Coordenadora Técnica do CRMV-DF, a Méd. Vet. Simone Gonçalves que participou da vistoria explicou que foram encontradas algumas feridas em animais de grande porte, no entanto todas estavam dentro da normalidade. “Como, por exemplo, a ferida nas costas do elefante Chocolate. A ferida existiu, mas este quadro isolado não configura maus tratos e sim a condição em que se encontrava o ferimento. No caso do elefante, a ferida não estava infeccionada e estava claramente sendo tratada com medicamentos adequados”, afirma.

A Presidente do CRMV-DF ressaltou ainda que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília é uma instituição com unânime reconhecimento técnico em termos de nutrição e acupuntura veterinária.  Diante do clamor da Sociedade sobre a decisão judicial do TJDFT que determina a liberação e devolução de animais apreendidos em 2010 aos donos do Le Cirque, a Presidente destacou  que  o CRMV-DF entende que os animais devem permanecer do Zoológico até o julgamento final da ação, garantindo assim o bem-estar animal e acompanhamento veterinário adequado a esses animais que chegaram ao zoológico em condições tão específicas.

A apreensão foi determinada, em 2009, pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Brasília, na ação penal ajuizada pelo MPDFT contra os proprietários do circo Le Cirque, denunciados por maus tratos a animais.

Para a Coordenadora Técnica  do CRMV-DF, Simone Gonçalves existem grandes indícios que esses animais passarão por situações de forte stress no caso de qualquer tipo de locomoção e transporte e na mudança do local onde estão adaptados. “Desde que esses animais chegaram ao Zoológico passaram a receber nutrição adequada, ter cuidados veterinários e recintos melhores e a devolução implica em uma série de impactos no bem estar desses animais e não garante a qualidade de vida animal”, afirma.

 

Ascom/CRMV-DF

 
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais