O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), como fiscalizadores do exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia, estiveram com o médico veterinário responsável técnico da Escola de Equitação da Hípica que se encontra dentro da Sociedade Hípica de Brasília, na tarde desta terça-feira (24), para vistoriar as condições das instalações, o espaço reservado aos animais e as práticas de manejo.
O CRMV-DF verificou as condições em que os animais se encontram no estabelecimento, inclusive o cavalo Thor utilizado em atividade pedagógica com crianças na semana passada. Foram avaliadas as condutas de manejo dos animais, como limpeza, tratamento clínico, vacinação, nutrição alimentar, acessibilidade, exercícios fora das baías e verificou-se que os indicadores de bem-estar animal estavam presentes e, preliminarmente, não foram identificados indícios de maus tratos.
Além dos dois fiscais do CRMV-DF, a vistoria também foi acompanhada pelo presidente da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal do CRMV-DF, Jorge Caetano, e pelo presidente da Comissão Nacional de Bem-Estar Animal do CFMV, Cassio Ribeiro.
“A diligência administrativa acerca do exercício da profissão continua para vistoriar as instalações da clínica veterinária e as conclusões irão compor parecer técnico da Câmara de Bem-Estar”, explicou Caetano.
Fiscalização
O CFMV e o CRMV-DF esclarecem que existem órgãos de governo competentes que fazem a fiscalização dos estabelecimentos no que se refere a constatação de maus-tratos. No caso do Distrito Federal, que, inclusive, possui lei específica de maus tratos aos animais (nº 6.142/2018), cabe aos órgãos locais que agiram de forma célere e eficiente.
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!