Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF é convidado a compor Comissão Técnica para analisar transferência de felinos que vivem no Zoológico de Brasília

  • 19 de agosto de 2015

20.08.2015

A Comissão Técnica foi deliberada durante a primeira reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA), nesta tarde (18), na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A reunião foi motivada por denúncia sobre o caso de dois felinos idosos, em condição de saúde debilitada que vivem em recintos de 70 m², restritos ao público. A Comissão Técnica, instituída pela Portaria Sema nº 50 de 20.08.2015, tem como objetivo o acompanhamento e avaliação do cumprimento das recomendações sobre as melhores condições de manutenção dos animais oferecidas pela instituição interessada na transferência.

A Comissão deve ser composta por médicos veterinários e será constituída por um membro da  Fundação Jardim Zoológico de Brasília;do  Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF); e, Associação Santuário Rancho dos Gnomos – ASERG.

Durante o encontro, foram apresentados relatórios de três vistorias realizadas na Fundação.  Segundo Luciana Bertini, titular da 4ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, os biólogos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ficaram 30 dias no zoológico verificando o cumprimento da legislação ambiental, com foco nas denúncias de maus-tratos. Em nenhum momento foi encontrado indícios de maus tratos, afirma.

A Coordenadora Técnica do CRMV-DF, Simone Gonçalves contribuindo  com as recomendações veterinárias sobre a possível transferência

A Comissão Técnica deve auxiliar na decisão sobre a possível doação do leão e da onça-pintada à Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, de São Paulo. O colegiado deve ser instituído por meio de portaria da fundação ou da Secretaria do Meio Ambiente.  O objetivo da Comissão é estudar detalhadamente as condições caso haja uma transferência, como foco na qualidade de vida e o bem-estar do animal.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal André Lima, antes de ser tomada qualquer decisão, é necessário avaliar quesitos jurídicos, técnicos e veterinários, além de obter autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a transferência. “Não existe objeção do governo a uma doação do Dengo, desde que haja condições melhores de tratamento do que as que ele já recebe aqui. O objetivo é garantir que a viagem seja segura para o animal, que está com a idade avançada”, afirma.

Os trabalhos da Comissão terão como subsídio uma série de levantamentos a serem feitos sobre a possível doação, tais como a condição do transporte, o risco da transferência à saúde dos animais e o ambiente que a associação dispuser para eles. Parte dessas demandas foi apontada pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, que emitiu a primeira análise jurídica sobre a situação. O órgão solicitou documentos que comprovem motivação clara para os bichos deixarem Brasília.

Participaram da reunião o subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos de Animais, Rômulo Mello; o diretor-presidente e o diretor-adjunto da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, José Vieira da Silva e João Suender, respectivamente; o representante da Procuradoria-Geral do DF, Gabriel Abbad Silveira; e o deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada para investigar casos de maus-tratos a animais no Brasil. Também estiveram presentes representantes do IBAMA, Ministério Público  e do  CRMV-DF, além do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana.

Fonte: Ascom/CRMV-DF com informação do Zoológico de Brasília

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais