Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF emite nota sobre operação “Carne Fraca”

  • 31 de março de 2017

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) lamenta os fatos revelados pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal e vê com pesar as atitudes inapropriadas de alguns servidores públicos e empresários do setor. Causa preocupação o grande prejuízo que estas atitudes imputem à atividade econômica brasileira e enquanto outros setores da economia apresentam resultados negativos, este segmento é o único que conseguiu crescer nos últimos tempos. O “segmento carne” é o segundo item das exportações do agronegócio brasileiro e em 2016 foram exportadas mais de um milhão de toneladas de carne in natura, representando faturamento superior a U$ 4,3 bilhões. Só em fevereiro deste ano o Brasil faturou U$ 410 milhões com a exportação de carne bovina. Além disso, o setor gera milhões de empregos e no total mais de U$10 bilhões em exportações. Não se pode aceitar que a irresponsabilidade de uns poucos, sirva de motivo para que agentes públicos e a mídia generalizem que a carne brasileira não tem qualidade e represente riscos.

A carne brasileira é segura e de qualidade. Hoje, o Brasil exporta carnes bovina, suína e de aves para mais de 150 países, sendo o principal player deste mercado. Em 2016, os Estados Unidos, um dos países que apresentam as maiores exigências em controle sanitário e de qualidade, passaram a importar carne in natura do Brasil após ampla e detalhada auditoria das plantas frigoríficas e status sanitário da carne brasileira.

O que até agora foi divulgado mostra que os problemas detectados se referem somente às carnes processadas. Nada, absolutamente nada, foi detectado em relação à carne in natura. Os dois anos de investigação já realizados serviram para comprovar que a carne fresca não apresentou qualquer problema, portanto, é de ótima qualidade.

O Serviço de Inspeção criado há mais de 100 anos e executado por médicos veterinários competentes e zelosos pela qualidade e inocuidade do produto que chega até o consumidor brasileiro e de outros países, é respeitado mundialmente e não deve ter sua imagem manchada por conta da má conduta de uma minoria de profissionais que desrespeitaram a profissão e esses devem ser rigorosamente punidos na forma da lei.  

Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que trabalham na área de inspeção, em sua maioria não compactuam com esses procedimentos e merecem todo nosso respeito e a confiança em suas atividades. Caso seja comprovado o envolvimento dos médicos veterinários e/ou zootecnistas nas irregularidades, o CRMV-DF ressalta que é imprescindível a apuração e instauração de processos ético-disciplinares orientados pelos princípios do devido processo legal. O CRMV-DF entende ainda que esse tipo de conduta é incompatível não somente com a legislação, mas também com a postura esperada de um médico veterinário segundo o que determina o Código de Ética profissional e repudia o comportamento de qualquer profissional que, violando os princípios morais, atue contra a saúde e o bem-estar de animais, humanos ou do meio ambiente. 

Reafirmamos a nossa confiança no trabalho sério realizado por médicos-veterinários e zootecnistas no agronegócio do País. Os médicos veterinários e zootecnistas, presentes na cadeia produtiva dos produtos de origem animal, atuando com profissionalismo e seriedade, desde a origem até o consumo, onde a vigilância à saúde animal e humana, garantem qualidade e inocuidade aos produtos. Não fosse isto, o Brasil não teria se consolidado como um dos maiores produtores mundiais de proteína animal nas últimas décadas. Que continuem se apurando os fatos e sejam atribuídas as devidas responsabilidades aos envolvidos.

 

Helio Blume

Presidente do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais