Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF homenageia Zootecnistas pelo seu dia

  • 12 de maio de 2017

A Lei 5.550 de 04 de dezembro de 1968, no seu art. 3o, item A descreve que dentre as inúmeras atribuições do Zootecnista está a de “planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos”.

A Zootecnia foi criada em fins de 1849, quando um jovem naturalista, chamado Émile Baudement, conquistou a aprovação unânime dos membros do júri, pelas suas ideias inovadoras, explicando em sua dissertação que a Zootecnia é uma ciência que explica os acontecimentos para constatar os fatos. O Prof. Octávio Domingues definiu Zootecnia como uma ciência aplicada, que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica do animal ao ambiente criatório e deste àquele.

Como ciência é recente, mas como “arte de criar” remonta aos primórdios da humanidade. A civilização deve seu desenvolvimento e progresso aos fenômenos da domesticação de plantas e animais que caracterizam a Revolução Neolítica. Atualmente a criação de animais constitui parte expressiva da economia mundial, sendo considerada atividade estratégica por envolver a segurança da população em muitos países.

Como profissão relativamente nova no contexto daquelas que compreendem as Ciências Agrárias, tendo em vista que a criação do primeiro curso de Graduação em Zootecnia no Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na Cidade de Uruguaiana, deu-se aos 13/05/1966, sendo a profissão, então regulamentada pela Lei 5.550 de 04/12/1968, a Zootecnia procurou estabelecer-se ao longo do tempo, participando efetivamente de debates e se consolidando no cenário da produção animal Brasileira, favorecendo o aumento da produtividade dos animais e consequente contribuição para o PIB do Agronegócio do País.

Os campos de atuações desejados apontam para um universo peculiar de cada IES e de cada região, baseados na resolução No 04, do MEC, publicada no DOU em 02/02/2006 que nos propiciam o direito a atuar em todos os ramos e aspectos da produção animal: Cadeia Agroindustrial das Carnes e do Leite; Cadeia Agroindustrial de Fibras Animais, Rações para animais e de outros produtos de interesse Zootécnico; Cadeia Negocial de Criação Animal para lazer e companhia; Planejamento, Consultoria e Assistência Agropecuária; Gestão Empresarial e Marketing; Gestão Ambiental e Sustentável do Agronegócio; Desenvolvimento e Política Agrícola; Docência, Pesquisa e Extensão.

Sendo assim, os ZOOTECNISTAS, trabalham com fatores que integram as leis da reprodução, da genética e da hereditariedade. Atuam estabelecendo critérios de avaliação da qualidade dos animais de acordo com a forma, dimensões, peso, características fisiológicas e produtividade, adaptabilidade e fixação da idade em que se espera o aproveitamento máximo do animal, sem esquecer, entretanto, o bem-estar destes.

Preocupam-se com a sustentabilidade da produção e adequação dos fatores ambientais que possibilitam maior e melhor desenvolvimento do animal. 

A produção de alimentos seguros como carne, leite e ovos, também faz parte das suas atribuições. Desta forma adotam boas práticas, com relação à alimentação, nutrição, promoção à saúde e abate dos animais.

Ainda como atribuições dos profissionais Zootecnistas, está a parte administrativa, planejamento e organização de fazendas e instalações rurais destinadas à produção animal.

Reconhecendo que a Zootecnia é arte e ciência, com dinâmica suficiente para computar complexidade notável a cada dia que passa, o CRMV-DF ratifica a importância deste profissional, para a construção de um País mais justo e solidário, através da produção de conhecimentos e na sua relevância técnica e social, pois o seu trabalho proporciona o desenvolvimento de todo o setor do agronegócio.

O CRMV-DF, como entidade representativa dos profissionais Zootecnistas, parabeniza este grupamento profissional de grande importância para o Brasil e deseja sucesso a todos!

Helio Blume

Presidente do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais