02.10.2015
Aconteceu nesta terça-feira (29) a comemoração do dia do Médico Veterinário pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal. Cerca de 80 participantes, entre profissionais e estudantes estiveram presente no evento que aconteceu do Batalhão da Guarda Presidencial no Setor Militar Urbano de Brasília.
Além da celebração e das palestras, o evento contou com uma área de stands destinada a empresas ligadas ao ramo da Medicina Veterinária, com a exposição de produtos, orientação sobre serviços e sorteio de brindes promocionais, livros, cursos e uma diversidade de presentes.
A palestra sobre a Síndrome de Burnout na Medicina Veterinária, ministrada pelo Med. Vet. Lourenço Cotes, inaugurou o evento. Cotes abordou a síndrome e as especificidades que envolvem a profissão do Médico Veterinário. Segundo ele, os Médicos Veterinários estão mais propensosa desafios psico-emocionais, principalmente pelo convívio com animais e seus tutores em sofrimento, entre outros fatores que podem levar ao estresse crônico, as Síndromes de Burnout e da Fadiga por Compaixão.
“A síndrome de Burnout é resultante da insatisfação geral e crônica com o ambiente de trabalho. É um estado de estresse contínuo, exaustão física e mental que se desenvolve lentamente. Esta síndrome está associada com alterações fisiológicas decorrentes do estresse. Já a Fadiga por Compaixão refere-se à exaustão emocional com reflexos psicossomáticos decorrente do trabalho com indivíduos em sofrimento, do peso de se importar, do estresse de dispensar compaixão”, afirma.
A melhoria da produtividade através de hábitos saudáveis foi o tema abordado pelo médico homeopata , especialista em Estratégia Ortomolecula Dr. Ícaro Alcântara. O médico deu dicas de como incorporar hábitos saudáveis ao estilo de vida para que o bemestar seja um companheiro constante, influenciando diretamente na disposição e na produtividade profissional. Segundo ele, diversos sintomas incomodos como tonturas e dores de cabeça, a fadiga excessiva e dificuladade para dormir podem ser tratados com uma mudança no estilo de vida. Entre eles estão os hábitos elencados de beber água de 1 em 1 hora, dormir bem, livrar-se de excessos e intoxicações, se alimentar bem evitando carne, gluten e leite e com frequência, além de exercícios regulares de força e aeróbicos.
O Med. Vet. Rodrigo Fagundes finalizou o evento com palestra sobre os casos de sucesso do Projeto Dobutsu Zen que realiza acupuntura em animais de Zoológico. Fagundes explicou alguns princípiosde diagnósticos da medicina chinesa e detalhou o tratamento e acompanhamento de diversos animais recebidos pelo projeto.
ASCOM / CRMV-DF
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!