Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF promove a comemoração do dia do Médico Veterinário

  • 1 de outubro de 2015

02.10.2015

Aconteceu nesta terça-feira (29) a comemoração do dia do Médico Veterinário pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do  Distrito Federal. Cerca de 80 participantes, entre profissionais e estudantes estiveram presente no evento que  aconteceu do Batalhão da Guarda Presidencial no Setor Militar Urbano de Brasília.

Além da celebração e das  palestras, o evento contou com  uma área de stands destinada a empresas ligadas ao ramo da Medicina Veterinária, com a exposição de produtos, orientação sobre serviços  e sorteio de brindes promocionais, livros, cursos e uma diversidade de presentes.

A palestra sobre a Síndrome de Burnout na Medicina Veterinária, ministrada pelo Med. Vet. Lourenço Cotes, inaugurou o evento.   Cotes abordou a síndrome e as especificidades que envolvem a profissão do Médico Veterinário. Segundo ele, os Médicos Veterinários estão mais propensosa desafios psico-emocionais, principalmente pelo convívio com animais e seus tutores em sofrimento, entre outros fatores que  podem levar ao estresse crônico, as Síndromes de Burnout  e da Fadiga por Compaixão.

“A síndrome de Burnout é resultante da insatisfação geral e crônica com o ambiente de trabalho. É um estado de estresse contínuo, exaustão física e mental que se desenvolve lentamente. Esta síndrome está associada com alterações fisiológicas decorrentes do estresse. Já a Fadiga por Compaixão  refere-se à exaustão emocional com reflexos psicossomáticos decorrente do trabalho com indivíduos em sofrimento, do peso de se importar, do estresse de dispensar compaixão”, afirma.

A  melhoria da produtividade através de hábitos saudáveis foi o tema abordado pelo  médico homeopata , especialista em Estratégia Ortomolecula Dr. Ícaro Alcântara. O médico deu dicas de como incorporar hábitos saudáveis ao estilo de vida para que o bemestar  seja  um companheiro constante, influenciando diretamente na disposição e na produtividade profissional. Segundo ele, diversos sintomas  incomodos como tonturas e dores de cabeça, a fadiga excessiva e dificuladade para dormir podem ser tratados com uma mudança no estilo de vida.  Entre eles estão os hábitos elencados de beber água de 1 em 1 hora, dormir bem, livrar-se de excessos e intoxicações,  se alimentar bem evitando carne, gluten e leite e  com frequência, além de exercícios regulares de força e aeróbicos.

    

 

O Med. Vet. Rodrigo Fagundes finalizou o evento com palestra sobre os casos de sucesso do Projeto Dobutsu Zen que realiza acupuntura em animais de Zoológico. Fagundes explicou alguns princípiosde diagnósticos da medicina chinesa e detalhou  o tratamento  e acompanhamento de diversos animais recebidos pelo projeto. 

 

 ASCOM / CRMV-DF

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais