Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF promove Seminário Técnico sobre Resolução CFMV nº 1069/2014

  • 8 de julho de 2015

08.07.2015

Aconteceu, nesta terça-feira (07), o Seminário Técnico sobre Resolução CFMV nº 1069 de 2014, que dispõe sobre as diretrizes gerais de Responsabilidade Técnica a serem cumpridas por estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais, como pet shops, parques de exposição e feiras agropecuárias. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMV-DF), contou com a participação de setenta inscritos, entre eles  Médicos Veterinários, Responsáveis Técnicos e empresários do ramo de Pet Shop que foram orientados e atualizados sobre os subsídios técnicos e operacionais necessários ao cumprimento da Norma.

Estiveram presentes a Coordenadora de Proteção de Fauna do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Drª Ana Nira; o Diretor da Fundação Jardim Zoológico de Brasília,  SrºJoão Suender; o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal,  Drº Laurício Monteiro e o  Conselheiro Efetivo do CRMV-DF, o Med. Vet. Drº Roberto Carneiro.

A Coordenadora Técnica do CRMV-DF, a Med. Vet. Simone Gonçalves iniciou o Seminário com a palestra “Principais Requisitos da Res. CFMV nº 1069 de 2014”. A Med. Vet. ressaltou que segundo a Norma, os  estabelecimentos devem proporcionar um ambiente livre de excesso de barulho, com luminosidade adequada e livre de qualquer situação ou adversidade que cause estresse aos animais. Segundo ela,  o Médico Veterinário Responsável Técnico tem o dever de orientar  funcionários e empresários dono do estabelecimento em que atua sobre os parâmetros técnicos e operacionais estabelecidos pela legislação vigente.

“A venda de animais em gaiolas não está proibida, no entanto a nova regulamentação com o objetivo de garantir a saúde, a segurança e bem-estar dos animais, exige que as instalações tenham o conforto e a higiene necessários para todos os tipos de animais, sejam mamíferos, aves, répteis, anfíbios ou peixes”, afirma.

A Presidente do CRMV-DF, a Med. Vet. Simone Bandeira proferiu palestra sobre os Parâmetros Técnicos de Bem-Estar Animal no âmbito da Res. CFMV nº 1069/2014. A Med. Vet. ressaltou que  a Resolução estabelece como conceito de bem-estar o estado do animal em relação às suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, considerando a liberdade para expressar seu comportamento natural e ausência de fome, sede, desnutrição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto, medo e estresse.  De acordo com a Presidente do CRMV-DF, a nova resolução  determina a obrigatoriedade do profissional Responsável Técnico em qualquer estabelecimento que comercialize animais.

“O Médico Veterinário que atua como Responsável Técnico não é obrigado a fazer inspeção diária, mas é seu dever orientar e elaborar uma espécie de guia de boas práticas para quem irá cuidar e/ou manusear os animais em sua ausência. É preciso registrar todas as orientações no Livro de Anotações de Responsabilidade Técnica e, assim, garantir o correto exercício profissional com a finalidade primordial de zelar pelo bem-estar dos animais expostos em cada estabelecimento”, explicou.

O Secretário Geral do CRMV-DF, o Med. Vet. Alexander Dornelles abordou os Procedimentos de Orientação e de Fiscalização do CRMV-DF para 2015.  Na ocasião,  foi apresentado o planejamento de açõespara 2015/2016, a prestação de contas da atual gestão e ações executadas.

Os Seminários Técnicos sobre Resoluções específicas fazem parte da estratégia do Conselho de aproximar os profissionais dos parâmetros exigidos pela normatização vigente  e, dessa forma, solidificar a missão institucional da Autarquia que vai além da fiscalização do exercício profissional, mas também visa promover a orientação e capacitação do profissional.

 

Ascom /CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais