Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF realiza fiscalização no Mini Zoo da 23ª edição da Feira Expotchê

  • 15 de julho de 2015

15.07.2015

No último domingo (12), funcionários do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) participaram de ação fiscalizatória no Mini Zoo da 23ª edição da Feira Expotchê, em Brasília.  O objetivo foi verificar se o estande de exibição de animais obedecia ao que estabelece a normatização vigente quanto à homologação de Médico Veterinário Responsável Técnico e à Anotação de Responsabilidade Técnica, prevista pela Lei 5.517/68 e regulamentada pela Resolução CFMV nº 683/2011.

O Mini Zoo da Expotchê apresentava diversas espécies de animais, como jibóia, galinha exótica, ovelha, pássaros, coelhos e peixes. Alguns desses animais eram manuseados para fotografia com o público no local.  A Coordenadora Técnica do CRMV-DF, a Med. Vet. Simone Gonçalves ressalta que é fundamental a realização de avaliação técnica e sanitária pelo Médico Veterinário Responsável Técnico pelo evento. De acordo com ela, é dever do Med. Vet. garantir o bem-estar animal e o bem-estar da Sociedade, assegurando que o público visitante não seja exposto a qualquer agente infeccioso ou  doenças transmitidas por animais.

“O Médico Veterinário é o único profissional capacitado para analisar as condições de saúde dos animais expostos, risco ou suspeitas de zoonoses e ainda zelar pelo bem estar dos animais em exibição”, alerta a Coordenadora.

Segundo a Med. Vet., a legislação estabelece que qualquer evento realizado, por pessoa física ou jurídica, com animais à venda,expostos ou qualquer outro fim, estão sujeitos à Anotação da Responsabilidade Técnica, à homologação do Projeto do Evento junto ao CRMV-DF.

A organização da Expotchê foi autuada pelo CRMV-DF por não possuir homologação de Médico Veterinário Responsável Técnico pelo evento, por ausência da Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao Conselho e falta de registro e homologação de Projeto do evento. O Auto de Infração expedido é respaldado pelo que estabelece a Resolução CFMV nº 582/91, que dispõe sobre a responsabilidade profissional; Resolução CFMV nº672/2000, quefixa normas de fiscalização de procedimentos administrativos;Resolução CFMV nº 683/2001, que institui a regulamentação da “Anotação de Responsabilidade Técnica” no âmbito de serviços inerentes à Profissão de Médico Veterinário e pela Lei 5. 517/68, que dispõe sobre o exercício da profissão e cria os Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária.

 A organização do evento também foi submetida à fiscalização orientativa sobre os requisitos estabelecidos pela Resolução CFMV nº 1069/2014, em vigor desde janeiro, que detalha asDiretrizes Gerais de Responsabilidade Técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, venda ou doação de animais, entre outras providências.

Após a emissão Auto de Infração, a organização do evento tem um mês para se regularizar ou apresentar defesa que deverá ser analisada em Sessão Plenária no CRMV-DF e seguir as deliberações finais estabelecidas pela legislação.

Ascom/CRMV-DF

 
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais