Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRMV-DF reúne representantes de Instituições de Ensino

  • 29 de março de 2015

23 de março de 2015

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) promoveu, nesta sexta-feira (20), encontro com representantes das Instituições de Ensino (IE’s) de Medicina Veterinária e Zootecnia do DF. Além de agregar colaborações sobre o entendimento da Res CFMV nº 1015/2012 que dispõe sobre novos requisitos para hospitais e clínicas veterinárias, o encontro promoveu a prestação de contas da atual gestão, apresentação das ações executadas e o planejamento para 2015/2016.

Estiveram presentes representantes da Universidade de Brasília (UnB), das Faculdades Integradas (UPIS), da União Educacional do Planalto Central (Faciplac) e do Instituto Compacto Ensino Superior e Pesquisa (Icesp). Também participaram da reunião a Presidente do Conselho, Simone Bandeira, o vice-presidente Manoel da Silva Neto, o Secretário Geral Alexander Dornelles, a Coordenadora Técnica do CRMV-DF Simone Gonçalves, e o Conselheiro Efetivo e Med. Vet. Roberto Carneiro.

O Secretário Geral do CRMV-DF, Alexander Dornelles ressaltou a importância da regularização do registro profissional dos professores das IE’s no CRMV-DF. De acordo com a Res.CFMV nº1014/2013 que dispões sobre a inscrição, registro, cancelamento e movimentação de pessoas físicas e jurídicas, o prazo para a regularização/transferência de inscrição dos docentes no CRMV-DF é de 90 dias.  Segundo ele, os professores devem ser inscritos na região onde atuam profissionalmente, a fim de efetivar a representatividade do Conselho e dessa forma legitimar a prestação de serviços e ampliar sua atuação.

O representante da UnB, Prof. Dr. Antônio Raphael Teixeira apontou que nem todos os professores do curso de veterinária e zootecnia da UnB entendem a obrigatoriedade do registro, visto que lecionar é uma atividade ligada ao ensino e não ao exercício profissional. No entanto, o Med. Vet. e Conselheiro Efetivo do CRMV-DF, Roberto Carneiro destacou que independente de entendimentos diversos, nas Universidades Federais e Estaduais existem os Hospitais Veterinários onde a profissão não só é exercida, mas também fiscalizada  e como prescreve a lei nº 5.517/68 sobre obrigatoriedade do registro profissional, além da presença  do responsável técnico.

Outro ponto abordado se refere às ações de orientação e qualificação profissional realizadas pelo Conselho, como as palestras preparatórias para alunos de graduação em medicina veterinária do 1º e último semestre e o seminário de Responsabilidade Técnica, previsto na Res CRMV-DF nº7/2014, como requisito para homologação e renovação das Anotações de Responsabilidade Técnica.

De acordo com a Med. Vet. e Coordenadora Técnica do CRMV-DF, Simone Gonçalves, o objetivo do Seminário é qualificar profissionais por meio de orientações normativas e regulamentadoras no âmbito da Responsabilidade Técnica. “Além de contribuir na qualificação profissional, o Seminário é também uma ação educativa de prevenção a infrações quanto à legislação profissional e quanto à fiscalização”, afirma. O Secretário Geral, Alexander Dornelles ressalta que a partir do próximo ano será exigido o certificado para atuação de Responsáveis Técnicos nas instituições, conforme dispõe Res/CRMV-DF nº7/2014. Assim como é previsto a atualização desses profissionais de dois em dois anos já que as normas e a legislação exibem um caráter dinâmico com reformulações e mudanças constantes, além de novas normatizações. Segundo a resolução, a atualização deve ser apresentada ao Conselho Regional onde o profissional é inscrito.

As contribuições serão sistematizadas, assim como um parecer jurídico elaborado a respeito do entendimento do CRMV-DF sobre a atuação de professores de medicina veterináriossem registro profissional.

ASCOM/CRMV-DF

Serviço: O Seminário de Responsabilidade Técnica promovido pelo CRMV-DF é mensal e ocorre em horários e dias alternados. No mês março, o Seminário será realizado no Auditório do Departamento de Pesquisas  do Hospital das Forças Armadas (HFA), na próxima sexta-feira (27), as 19 h. Interessados devem realizar a inscrição gratuita pelo e-mail crmvdf@crmvdf.org.br ou pelo telefone (61) 3223-5802.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais