Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia mundial da alimentação: o papel do médico-veterinário e do zootecnista na produção de alimentos

  • 16 de outubro de 2020

Hoje é o dia mundial da alimentação, 16 de outubro. O alimento é um fator essencial não só para a nossa sobrevivência, mas também para a nossa qualidade de vida, já que o consumo de alimentos de qualidade é indispensável para o bem-estar de todos os seres vivos. Sabemos que médicos-veterinários e os zootecnistas estão ligados diretamente a cadeia de produção de alimentos de origem animal, observando e garantindo a sua qualidade para o consumo. Eles desempenham um papel muito importante, que permeia vários setores da cadeia produtiva.

Para conhecer um pouco mais do trabalho destes profissionais, a médica-veterinária Adriana Lopes Ribeiro Lelis e o zootecnista Maximiliano Tadeu Memoria Cardoso, ambos da Emater-DF, explicam como cada um trabalha e como as profissões se complementam, sempre observando a sanidade, custo/benefício, bem-estar animal e equilíbrio ambiental. Adriana tem pós-graduação em Tecnologia da Carne e está fazendo MBA em Bovinocultura Leiteira. Maximiliano tem especialização em Agronegócio e mestrado em Ciências Animais.

Adriana

Médica-veterinária Adriana

Maximiliano

Zootecnista Maximiliano

Adriana explica que o médico-veterinário trabalha na questão da saúde dos animais. “Em alguns casos, em uma visita eu verifico a saúde dos animais, mas se eu identifico uma vulnerabilidade nutricional eu oriento o produtor a agendar uma visita de um zootecnista”. Maximiliano confirma a explicação e complementa: “Quando chego na fazenda, analiso e faço as recomendações pertinentes, mas as vezes é necessária a participação de um terceiro ou quarto profissional, como de engenharia agrônomica, por exemplo”.

max e adriana

Médicos-Veterinários e Zootecnistas também procuram os serviços, como produtores. Adriana relata um caso que é comum em todas as áreas profissionais, ainda mais quando uma profissão possui muitas vertentes de atuação. “Eu já atendi um produtor, médico-veterinário com filhos também da mesma profissão, todos eles trabalhavam com reprodução em bovinocultura de corte. Ele nos chamou por que a sua demanda era para um novo projeto, piscicultura e ele preferiu consultar alguém que pudesse ajudar. ”

Maximiliano também já encontrou colegas trabalhando na área e buscando orientação de outro setor da Emater, no caso profissionais da área de engenharia agrônoma. “A troca de experiências de trabalho, conhecimento técnico é constante no dia-a-dia. As visitas e as conversas que temos com os produtores aumentam a nossa bagagem de conhecimento na cadeia produtiva como um todo, o que nos permite participar da cadeia multidisciplinar que rodeia o agronegócio”.

Segundo a médica-veterinária, o trabalho do extensionista da Emater se baseia em um tripé composto por nutrição, ambientação e genética. “Quando eu dou condições para o animal estar na melhor forma ele vai produzir mais, porque primeiro ele se sustenta, depois ele vai reproduzir e por fim, produzir”. E complementa o terceiro fator: “A seleção genética possibilita a melhoria da produção de aves, por exemplo. Isso é bem observado devido ao curto ciclo de produção desses animais”.

Mas como o consumidor final percebe o trabalho desses profissionais? Segundo Adriana, é uma relação de confiança. “Acredito que os nossos esforços em produzir um alimento seguro para ser consumido é o mais importante. Em uma das empresas que trabalhei, fui orientada a olhar o meu trabalho com os olhos do consumidor, e isso me fez redobrar o cuidado que eu já tinha com o meu trabalho”. Os profissionais que estão envolvidos com a produção de alimentos têm um compromisso de confiança entre a produção e o consumidor.

Bem-Estar

Maximiliano explica que se o animal não estiver bem, ele não irá produzir bem. “A partir do momento que o produtor toma a decisão de mudar a forma de produzir, a cadeia produtiva toda sofre impacto. Tomo como exemplo um produtor de aves que troca o uso de gaiolas para criar os animais soltos no chão. Teremos que calcular o espaço que cada ave irá ocupar, o que demandará um maior investimento em infraestrutura, que irá gerar uma ocupação maior de terreno e isso poderá impactar no valor do produto ou na produção dos animais. Tudo isso deve ser avaliado. ”

Ele explica que a demanda mundial por animais produzidos de maneira sustentável mostra bem a mudança do perfil do consumidor. Antes os alimentos eram produzidos, vendidos e consumidos. Hoje em dia o produtor busca atender as demandas do consumidor. Esta relação passa pela produção ecologicamente viável, com questões éticas, ecológicas até a qualidade e sanidade exigida pelos órgãos de controle.

Impacto social

O trabalho do médico-veterinário e do zootecnista também chegam a influenciar o preço dos alimentos, possibilitando pessoas carentes adquirir o seu sustento. “Quando otimizamos a cadeia produtiva, conseguimos diminuir os custos e aumentar a produção, e este processo interfere no preço do produto final, podendo barateá-lo”. Explica Maximiliano, sobre a importância do aperfeiçoamento da produção com uso de novas tecnologias para melhorar o rendimento do produtor, proporcionando uma melhor rentabilidade, além de diminuir o valor do alimento para o consumidor, assim podendo proporcionar o acesso de alimento por todas as classes sociais.

A relação de produção de alimento, vai além na nutrição humana, mas também passa por relações sociais e econômicas. Nos estados, muitos produtores familiares produzem alimentos que são distribuídos em seus municípios. Eles geram emprego e renda para suas famílias e também na sua região. Portanto, neste ramo a medicina-veterinária e a zootecnia vão além das questões nutricionais, sanitárias, mas avançam sobre fatores econômicos e de desenvolvimento social, também.

Adriana e Maximiliano explicam que a Emater-DF possui 16 escritórios em todo o Distrito Federal. Os produtores rurais que tem interesse em melhorar a sua produção, ele deve procurar o escritório mais próximo de sua propriedade e agendar uma visita dos profissionais. No caso de produtores de alimentos de origem animal, irão receber orientação de Médicos-Veterinários e Zootecnistas, além de outros profissionais, para aperfeiçoar a sua produção. Por ano são atendidos cerca de 20.000 produtores rurais com aproximadamente 140.000 atendimentos, em Brasília.

 

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

16 de outubro de 2020

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais