Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Duas profissões unidas por uma paixão

  • 25 de março de 2019

O amor pelos animais. Este foi o motivo que fez Betânia Pereira Borges (médica veterinária) e a Ana Raquel Gomes Faria (Zootecnista) escolherem a suas profissões. Hoje elas trabalham no Zoológico de Brasília e fazem parte da equipe de cuidados dos animais.

Elas são desafiadas constantemente adaptar os alimentos dos animais de diferentes lugares do mundo além de terem que observar diariamente ao comportamento de cada animal, atentos a qualquer mudança. Estes são alguns aspectos que fazem parte da rotina dos Médicos Veterinários e Zootecnistas da entidade que fazem o máximo para reproduzir o habitat natural dos animais que lá moram.

A Médica Veterinária, Betânia Pereira Borges, no zoológico a 5 anos, explica que o trabalho é bastante amplo, já que são vários os animais e de diferentes espécies são tratados todos os dias. “Nós cuidamos desde um canário a um elefante. Daí dá para se ter uma ideia”, compara a profissional. No entanto, ela explica também que, os animais têm uma rotina de cuidados programada, como vermifugação e vacinação que estão anotados e que eles cumprem rigorosamente. Fora isso é observar o comportamento deles, assim como os animais domésticos.

“Tem gente que diz que os animais do zoológico ‘não tem dono’, mas não é bem assim. Aqui os tratadores desempenham bem este papel, eles têm um laço bastante forte eles. No dia que eles não estão bem, logo nos avisam”. Segundo Betânia, os tratadores têm os animais como seus tutelados, que consultam os médicos veterinários assim que observam algo diferente. No dia que eles estão se comportando diferente do habitual, ou observa irregularidade na alimentação, nas fezes, logo vão ao médico veterinário.

A Zootecnista, Ana Raquel Gomes Faria, trabalha no zoológico a 14 anos, afirma que os animais são sua paixão, desde criança, em especial os silvestres. Ela encontrou na Zootecnia uma forma de tê-los por perto em seu ambiente de trabalho. “Assim como Betânia disse, o nosso trabalho no zoológico é amplo, além de termos desafios constantes” relatou. Ela explica que adaptar a alimentação do habitat de cada animal não é tarefa fácil e exige muita pesquisa, já que alguns animais são pouco observados e a oferta de literatura é escassa, com pouca ou nenhuma informação sobre hábitos alimentares.

Betânia e Ana Raquel

Ana Raquel e Betânia

 

O Zoológico de Brasília conta com dois Zootecnistas, quatro Médicos Veterinários e dois residentes.

Mulheres no zoológico

Betânia e Ana Raquel concordam que o fato de ser mulher no zoológico não é um problema. Os colegas as receberam muito bem, apesar de ter ingressado na entidade em épocas diferentes. Ana relata que na faculdade, a maioria eram homens. “O curso tinha em sua maioria homens e interessados em silvestres era ainda mais difícil encontrar uma mulher, mas isso nunca foi um problema.” Explicou. Betânia relatou que na medicina veterinária acontecia o contrário, a maioria dos estudantes eram mulheres. “Eu gosto muito de trabalhar aqui. Ninguém nunca me tratou com diferença por ser mulher, sempre me respeitaram.”

Ser mulher no zoológico, segundo a médica veterinária e a zootecnista nunca foi problema no dia-a-dia de trabalho. Este é um ótimo exemplo para quem ainda enxerga diferenças profissionais entre homens e mulheres. Parabéns a elas que demonstram o seu profissionalismo e competência em um lugar tão querido pela população de Brasília e que representam tão bem estas profissões, tão especiais, a medicina veterinária e a zootecnia.

Assessoria de Comunicação do CRMV-DF

25 de março de 2019

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais