Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eliel Judson Duarte é agraciado pelo CFMV com o Prêmio Paulo Dacorso Filho

  • 19 de abril de 2017

O primeiro dia do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, que teve início nesta terça-feira (18), em Porto Alegre (RS), contou com a entrega do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, edição de 2015, ao médico veterinário Eliel Judson Duarte de Pinheiro. A entrega de placa e medalha em homenagem ao profissional foi feita pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

“Pela trajetória profissional do agraciado, entrego agora o título que irá honrar nossa profissão”, proclamou Arruda.

O médico veterinário Eliel Pinheiro é formado pela Universidade Federal da Bahia e mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É considerado promotor da qualidade no ensino da Medicina Veterinária, tendo contribuído para incontáveis estudos, especialmente àqueles ligados ao aperfeiçoamento da produção animal.  Entre as funções que exerceu, está a de consultor do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais na avaliação das condições de ensino de cursos de graduação.

Também foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado da Bahia, além de ter sido vice-presidente, conselheiro e tesoureiro do CFMV e presidente da Comissão Nacional do Ensino de Medicina Veterinária do CFMV, entre outros cargos.

“Esta distinção tem um significado especial em minha vida. Não realizei nada de extraordinário, senão o esforço por dignificar a minha profissão e praticar o bem”, afirmou o agraciado.

ele, o compromisso da profissão deve estar em pilares que incluem a solidariedade, o culto à paz, à liberdade, o respeito à diversidade, à sustentabilidade ambiental e à equidade.  “Não podemos silenciar no combate às injustiças. A educação de qualidade nivela oportunidades e forma cidadãos mais preparados e conscientes para seu papel social e político”, afirma.

Ele ressalta que Paulo Dacorso foi um exemplo para atuais e futuras gerações e fala da importância do Congresso. “Este quarto congresso contempla temas consagrados na Medicina Veterinária brasileira e que tive o privilégio de acompanhar o crescimento e ver que hoje reverberam na sociedade”, finaliza Pinheiro.

Sobre o prêmio

O nome do Prêmio é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, um dos grandes representantes da Medicina Veterinária, falecido em 1975. Ele é considerado um exemplo intelectual, de ética, moral e dedicação às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV.

Os nomes dos indicados para concorrer à edição de 2015 do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho foram encaminhados ao CFMV e os currículos de cada profissional foram submetidos à avaliação em Sessão Plenária.

Confira anexo o discurso e o currículo do médico veterinário Eliel Judson Duarte de Pinheiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais