Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Emater-DF participa de homenagem ao dia do extensionista

  • 6 de dezembro de 2017

Em comemoração aos 69 anos da extensão rural no Brasil, a Câmara dos Deputados realizou, na segunda-feira (4), uma sessão solene. Na ocasião, dois técnicos da Emater-DF foram homenageados em função de ações realizadas com agricultores: Maxmiliano Cardoso e Marcio Machado receberam uma placa de Extensionista Destaque 2017, junto com outros trabalhadores de todo o país. A sessão, proposta pelo deputado Zé Silva (SD-MG), contou com a participação de dezenas de representantes da extensão rural.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcio Machado, do escritório da Emate-DF no núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina), receber o prêmio é uma reafirmação da importância do trabalho. “A homenagem nos mostra que estamos no caminho certo”, opinou. Já o zootecnista Maxmiliano Cardoso, da Emater-DF no Pipiripau (também em Planaltina), entende que a premiação é um reconhecimento que fortalece o trabalho de equipe. “A extensão rural é um conjunto complexo de ações. Sozinhos, não conseguimos realizar nada”, avaliou.

O engenheiro agrônomo Cleison Medas Duval, da Emater-DF, também foi agraciado com a homenagem. Na ocasião, ele representou a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser).

Para o secretário de Agricultura, Argileu Martins, a extensão rural vive um novo desafio. “Temos que nos preparar para encarar a modernidade. Já superamos os estereótipos do atraso na zona rural, levando políticas públicas, informação, crédito e desenvolvimento às comunidades do campo. Hoje, comemoramos o surgimento de uma entidade de coordenação nacional”, observou o secretário, citando a Anater – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, criada em 2016 para gerir recursos e políticas voltadas especialmente para a agricultura familiar. Durante a solenidade, Argileu recebeu do deputado Zé Silva um pedido da Frente Parlamentar Agropceuária para estudar, junto ao GDF, a possibilidade de implantar em Brasília o Museu Nacional da Extensão Rural.

O Brasil possui cerca de 30 mil trabalhadores na extensão rural — dos quais 16 mil são extensionistas, ou seja, trabalham diretamente com o agricultor. Cada estado possui uma instituição pública que presta esse serviço, definido pela lei 12.108 de 2010 como educação não formal, de caráter continuado, que promove processos de gestão, beneficiamento, produção e comercialização das atividades e serviços agropecuáris ou não, como extrativismo e artesanato. O serviço foi inaugurado no dia 6 de dezembro de 1948, com o início das atividades da antiga Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar) em Minas Gerais. No Distrito Federal, a Emater-DF, que atua desde 1978, possui quase 300 servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação –Emater-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais