Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Embrapa oferece curso de criopreservação de ovócitos e embriões bovinos

  • 25 de agosto de 2016

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Brasília, DF, promove no período de 28/11 a 01/12 o cursoCriopreservação: congelamento e vitrificação de ovócitos e embriões bovinos. Voltado a profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biotecnologia, Biologia e outras afins, o curso tem como objetivo capacitar os participantes nas técnicas de criopreservação de ovócitos e embriões bovinos, a partir de conhecimentos práticos e teóricos dos procedimentos de congelamento clássico e vitrificação. Estão sendo oferecidas oito (8) vagas e as inscrições podem ser feitas na página da Unidade, pelo endereço: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-criopreservacao. Quem se inscrever até o dia 15/09, pode parcelar o valor em três vezes.

            O desenvolvimento de técnicas de criopreservação de embriões teve seu início na década de 1970, com o aumento de estruturas excedentes provenientes da coleta de embriões de animais de alto valor genético. Ao longo das décadas, os cientistas foram aprimorando essas técnicas, de forma a recuperar e manter a qualidade das estruturas crioconservadas.

            Hoje, a criotecnologia, associada a biotecnologias reprodutivas como a fecundação in vitro, a inseminação artificial e a transferência de embriões, é bastante utilizada para a preservação de material genético como sêmen, embriões e óvulos, visando à constituição de bancos de germoplasma animais. Enquanto na medicina humana, a meta é solucionar problemas reprodutivos ligados à infertilidade, na medicina veterinária, o objetivo principal é aumentar a produtividade de animais de alto valor genético e a conservação de recursos genéticos de raças ameaçadas de extinção.

            O curso vai contar com aulas teóricas, nas quais serão apresentados conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina e embriologia, como: ovogênese; desenvolvimento embrionário inicial in vitro e in vivo; princípios da criopreservação e agentes crioprotetores; métodos de criopreservação; material e equipamentos necessários para criopreservação; avaliação de ovócitos e embriões pós-criopreservação; e mercado e uso comercial da criopreservação de ovócitos e embriões.

       Nas aulas práticas, os participantes serão capacitados em: criopreservação de embriões pelo congelamento lento; vitrificação de ovócitos e embriões pelo método OPS; vitrificação de ovócitos e embriões pelo método Cryotop; descongelamento e aquecimento; e avaliação de ovócitos e embriões após o aquecimento e descongelamento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos. Garanta logo a sua e consiga boas condições de pagamento.

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

Fonte: Embrapa

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais