Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Faculdade faz visita de campo para aperfeiçoar conhecimento acadêmico

  • 21 de novembro de 2018

21 de novembro de 2018

Os alunos das ciências agrárias das Faculdades Integradas UPIS fizeram um dia de campo na última sexta-feira (16) na fazenda Alto Alegre, em Planaltina de Goiás. A atividade contou com a participação do Assessor Jurídico do CRMV-DF, Weber Teixeira da Silva Neto (representante da entidade). A atividade foi dirigida pelo professor, Engenheiro Agronomo, Raphael Mandarino, doutor em Zootecnia e leciona as disciplinas “Mecanização Agrícola e Economia Rural”, com apoio do Coordenador do curso de zootecnia, Zootecnista Guilherme José de Carvalho. Eles promovem esta visita há alguns semestres.

No local os alunos tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos e maquinários usados para o preparo e manejo do solo. Segundo o professor, a atividade é de grande importância para o dia-a-dia do profissional que presta consultoria a produtores. “A gente vê a necessidade do aluno ter o contato com o campo, com o produtor, com o equipamento de ponta e ver a realidade de cada fazenda”. Ele explicou que o profissional, ao conhecer os equipamentos, tem uma maior amplitude para planejar suas ações.

Diadecampoupis5 Dia de campoupis1

Fotografia: Nong Agricultura de Precisão

“Eu sou apaixonado pela Zootecnia e acredito que este profissional tem que se preparar para enfrentar situações diversas em uma propriedade. O meu aluno quando está no campo e não tem um celular para ligar e conversar com alguém, ele tem que saber se virar”. Explica Raphael sobre a necessidade do conhecimento prático que dá autonomia ao profissional.

A propriedade visitada, Fazenda Alto Alegre, é um fragmento de uma propriedade maior, que foi dividida ano passado e ela não trabalha mais com pecuária. Segundo o professor, o proprietário relata que o manejo do solo que só trabalha a produção agrícola é mais trabalhosa do que a combinada com pecuária. “Na área que tem pecuária a palhada se estabelece melhor e na hora de plantar é muito mais fácil. Na área que não tem pecuária fica mais mole e quando passa a plantadeira ela fica ‘embuxando’ mais. Ele gasta mais tempo para plantar.” Explicou o professor sobre a declaração do proprietário, que isso se dá em consequência da compactação do solo e o enraizamento das plantas que torna a superfície mais firme, evitando também erosão e perda de nutrientes.

Diadecampoupis2

Fotografia: Nong Agricultura de Precisão

 

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais