21 de novembro de 2018
Os alunos das ciências agrárias das Faculdades Integradas UPIS fizeram um dia de campo na última sexta-feira (16) na fazenda Alto Alegre, em Planaltina de Goiás. A atividade contou com a participação do Assessor Jurídico do CRMV-DF, Weber Teixeira da Silva Neto (representante da entidade). A atividade foi dirigida pelo professor, Engenheiro Agronomo, Raphael Mandarino, doutor em Zootecnia e leciona as disciplinas “Mecanização Agrícola e Economia Rural”, com apoio do Coordenador do curso de zootecnia, Zootecnista Guilherme José de Carvalho. Eles promovem esta visita há alguns semestres.
No local os alunos tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos e maquinários usados para o preparo e manejo do solo. Segundo o professor, a atividade é de grande importância para o dia-a-dia do profissional que presta consultoria a produtores. “A gente vê a necessidade do aluno ter o contato com o campo, com o produtor, com o equipamento de ponta e ver a realidade de cada fazenda”. Ele explicou que o profissional, ao conhecer os equipamentos, tem uma maior amplitude para planejar suas ações.
Fotografia: Nong Agricultura de Precisão
“Eu sou apaixonado pela Zootecnia e acredito que este profissional tem que se preparar para enfrentar situações diversas em uma propriedade. O meu aluno quando está no campo e não tem um celular para ligar e conversar com alguém, ele tem que saber se virar”. Explica Raphael sobre a necessidade do conhecimento prático que dá autonomia ao profissional.
A propriedade visitada, Fazenda Alto Alegre, é um fragmento de uma propriedade maior, que foi dividida ano passado e ela não trabalha mais com pecuária. Segundo o professor, o proprietário relata que o manejo do solo que só trabalha a produção agrícola é mais trabalhosa do que a combinada com pecuária. “Na área que tem pecuária a palhada se estabelece melhor e na hora de plantar é muito mais fácil. Na área que não tem pecuária fica mais mole e quando passa a plantadeira ela fica ‘embuxando’ mais. Ele gasta mais tempo para plantar.” Explicou o professor sobre a declaração do proprietário, que isso se dá em consequência da compactação do solo e o enraizamento das plantas que torna a superfície mais firme, evitando também erosão e perda de nutrientes.
Fotografia: Nong Agricultura de Precisão
Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!