Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Febre Aftosa na mira de Médicos Veterinários, Zootecnistas e produtores rurais

  • 11 de abril de 2019

A Febre Aftosa é uma doença que está sempre na mira dos profissionais que trabalham no campo e os governos Estaduais e Federal trabalham constantemente para controlar a doença. O próximo objetivo é conquistar o Status de “País livre de Aftosa, sem vacinação”. E com este objetivo a Secretaria de Agricultura do DF – SEAGRI-DF realizado o I Fórum Distrital de Febre Aftosa e Doenças Vesiculares, na manhã desta quinta-feira (11/abr), no auditório do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. O presidente do CRMV-DF, o Médico Veterinário, Laurício Monteiro Cruz representou a entidade no evento que contou com a presença do Secretário de Estado de Agricultura do DF, o Zootecnista, Dilson Rezende de Almeida.

O evento realizado pela Secretaria de Agricultura do DF, contou com apoio da EMATER-DF, Banco Regional de Brasília – BRB e UniCEUB.Também participaram do encontro o representante do UniCEUB, Diretor Acadêmico Carlos Alberto Cruz, os coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária do UniCEUB, Carlos Alberto da Cruz Júnior, da Uniceplac, Daniella Ribeiro Guimarães e UniCESP, Luiz Gustavo Florêncio.

mesa febre aftosa

O presidente do CRMV-DF, na abertura do evento exaltou a importância de discutir a Febre Aftosa, que é de interesse de todo o país. “Hoje nós estamos fazendo este primeiro fórum, de muitos que ainda virão” afirmou Laurício considerando a amplitude do assunto que visa colaborar com o controle da doença em rebanhos de todo o país.

Já o Secretário de Estado de Agricultura, Dilson Resende de Almeida, confirmou o papel estratégico de Brasília, no controle da doença. “O consumo de carne na cidade é bastante alto e por se tratar da Capital Federal, temos a obrigação de servir de referência”. Ele explicou que o rebanho do Distrito Federal é de aproximadamente 92 mil animais, entre bovinos e bubalinos, número pequeno em relação a outros estados, mas o controle deve ser feito, igualmente em todo o país. Caso contrário os esforções não atingem seus objetivos.

Hoje, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA coordena o plano nacional de Erradicação de Febre Aftosa – PNEFA tem como estratégia principal a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Hoje o país é considerado “livre de aftosa” com vacinação. Com a estratégia nacional que se iniciou em 2017, tem o objetivo de conquistar o status de país “livre da aftosa” sem vacinação. Há 11 anos sem registro da doença no país, segundo o MAPA.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais