Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fique por dentro do que será abordado no V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária

  • 6 de outubro de 2016

Dias 22 e 23 de novembro, acontece o V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária, em São Paulo (SP). O evento é uma oportunidade para o participante se informar sobre as atuais diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para os Programas de Residência em Medicina Veterinária (PRMV); as novidades da residência integrada ao Sistema Único de Saúde; e a Acreditação dos programas, reconhecimento que será oferecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) às universidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de novembro no portal do CFMV (clique aqui e faça a sua). Estão convidados os coordenadores de programas de residência e aprimoramento profissional em Medicina Veterinária, assim como preceptores, tutores, docentes, estudantes, residentes e diretores de hospitais veterinários. O evento ocorrerá na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Na programação estão previstas palestras e debates com integrantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do CFMV, membros de programas de residência brasileiros e representante do Ministério da Educação (MEC).

“Haverá experiências práticas exitosas em como integrar as ações do PRMV no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso será via parcerias com as diferentes entidades públicas que coordenam atividades de saúde pública, podendo encontrar aquela que sirva ao seu PRMV, à sua instituição, à sua realidade”, adianta o presidente da CNRMV/CFMV, Benedito Dias de Oliveira Filho. Ele acrescenta que “o seminário proporcionará também trocas de informações com outros coordenadores, preceptores envolvidos na prática da residência”.

Palestras e Discussões

Um dos palestrantes convidados para o seminário é Daniel Brandespim, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). Ele discorrerá sobre a inserção dos médicos veterinários e de alunos da graduação do curso de Medicina Veterinária da UFRPE no SUS.

“É importante estimular os profissionais a desenvolverem ações em seus campos de atuação prática nos serviços em saúde e a relatar experiências exitosas como forma de troca de conhecimentos, na relação ensino/aprendizagem para a formação adequada dos estudantes, sejam estes, graduandos ou residentes”, reforça Brandespim.

O palestrante espera que, a partir das discussões do seminário, possam ser definidos parâmetros norteadores para a fixação e construção das diretrizes curriculares para os PRMVs, sobretudo em relação à carga horária mínima de atividades no SUS e conteúdos programáticos obrigatórios, que deverão ser contemplados na elaboração de propostas e desenvolvimento dos programas.

Outra contribuição importante ao evento será dada por Andrea Borges, professora da Universidade de Viçosa (UFV). Ela abordará em sua palestra o tema ‘A residência como instrumento de formação/treinamento do médico veterinário nas ações básicas de saúde’. “Vou falar sobre a saúde única, caracterizando principalmente a saúde animal, a saúde ambiental e a saúde humana de forma integrada e com ampla possibilidade e necessidade de participação do profissional veterinário”.

A expectativa de Andrea Borges é que, ao final do evento, seja possível definir uma melhor padronização das residências em Medicina Veterinária do Brasil, principalmente aquelas fomentadas pelo Ministério da Saúde. “ Um dos grandes desafios é convencer o próprio veterinário que se dedica a área de clínica e cirurgia de sua importância na saúde única”, opina a palestrante.

Acreditação

O segundo dia do evento será reservado à Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária. A nova iniciativa do CFMV, a ser divulgada em breve, tem como objetivo reconhecer a competência dos cursos de treinamento em serviço e ajudar profissionais a optar por programas que sigam os critérios de excelência idealizados pelo CFMV de acordo com os mais altos padrões de capacitação.

Antônio José Aguiar, integrante da CNRMV/CFMV, discorrerá sobre ‘O Fluxograma do Processo de Acreditação’. A apresentação detalhará a sequência de eventos necessários para obtenção da Acreditação do CFMV. Aguiar vai delinear como as instituições de ensino devem iniciar a solicitação, o processamento das informações e documentos junto à CNRMV/CFMV, a realização de visitas de avaliação às escolas/universidades, o processo decisório pós-visita e a emissão do ‘Selo de Acreditação’ aos programas aprovados.

“Convidamos coordenadores de programas, preceptores, tutores e médicos veterinários residentes e aprimorandos de todo o país para discutir os temas importantes da RMV e do aprimoramento profissional”, acena Aguiar.

Virginia Lunardi também é integrante da CNRMV e palestrante. Ela vai apresentar o ‘Instrumento de Avaliação que será utilizado no processo de Acreditação dos programas de Residência ou Aprimoramento em Medicina Veterinária’.

“Na minha palestra serão enumerados os itens relativos aos programas (que contemplam a tríade estrutura, casuística e preceptoria) que vão ser pontuados”, relata Lunardi. Para ela, os programas acreditados serão um diferencial para a instituição. “É importante que residentes egressos sejam profissionais mais qualificados para atuar no mercado de trabalho”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais