Fiscalização do CRMV-DF já está nas ruas do Distrito Federal para garantir o exercício Pleno da Medicina Veterinária e da Zootecnia, com os objetivos de garantir aos cidadãos profissionais com a formação necessária, ao mesmo tempo, zelar pelas profissões. O trabalho foi iniciado em fevereiro deste ano e conta com dois agentes. A finalidade é garantir segurança física e jurídica tanto dos próprios profissionais quanto dos animais e seus tutores.
Importância da Fiscalização
Segundo o presidente do CRMV-DF, Med. Vet. Laurício Monteiro da Cruz o sistema CFMV/CRMV’s “tem a função precípua de Orientar, Fiscalizar e Regulação do exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Então, o Conselho é um tribunal profissional. Ele foi criado para organizar as profissões de modo que a sociedade não corra riscos pela oferta destes serviços.” Assim contextualiza a importância da entidade perante a sociedade, o presidente do CRMV-DF.
Da esquerda para a direita: Vice-presidente, Med. Vet Saulo Borges Lustosa; Tesoureiro, Zootec. Emanoel Elzo Leal de Barros, Fiscais João Lucio Alves e Antônia Erivanúzia Araújo Macêdo; Secretário-Geral Med. Vet Roberto Gomes Carneiro e o Presidente, Med. Vet. Laurício Monteiro Cruz
A fiscalização, por sua vez, tem o objetivo de ir até os estabelecimentos e verificar se ali há necessidade de ter um Médico Veterinário ou Zootecnista, conforme a atividade que esta empresa exerce. Quando há necessidade o agente irá orientar o responsável pelo estabelecimento da necessidade do cumprimento dos pré-requisitos regulamentados pelo sistema CFMV-CRMVs. Conforme for a situação, o agente irá emitir um “auto de infração” que na prática, aponta uma irregularidade e estabelece um prazo para adequação.
Antes de entrar em ação, os agentes passaram por intenso treinamento no CRMV-GO, receberam orientação de auditores fiscais do GDF e pelos diretores do CRMV-DF. Os agentes organizaram as suas ações dividindo o seu itinerário por Regiões Administrativas (RA’s) de forma que consigam cobrir todo o distrito federal no mais breve intervalo de tempo possível.
Além de cumprir a função institucional do CRMV-DF, sob demanda, eles também trabalham conjuntamente a outros órgãos de governo, como as vigilâncias sanitária, ambiental, IBRAM, Agefis, Administrações Regionais, Polícias Civil e Militar. Estes esforções são para colaborar com a segurança da população e do bem-estar animal, além da elevação da Medicina Veterinária e da Zootecnia, como profissões regulamentadas.
O que muitas pessoas ainda não reconhecem é que das mãos dos Médicos Veterinários e Zootecnistas passam todos os alimentos de origem animal e o CRMV-DF tem o dever de verificar se as empresas têm estes profissionais em suas linhas de trabalho, de modo a garantir a qualidade e a sanidade dos alimentos.
Mas o trabalho destas profissões não param por aí, a tríade da saúde única, que inter-relaciona a saúde humana, animal, a ambiental, busca o equilíbrio dessas relações, proporcionando a integridade e plenitude da vida.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF
Outras notícias
Acesso Rápido
Contatos
SCS Quadra 01, Edifício Ceará, Bloco E, Nº 30, 14º andar
Asa Sul, Brasília - DF
CEP 70.303-900
CRMVDF@CRMVDF.ORG.BR
(61) 3225-6621
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal © 2022 - Todos os direitos reservados.
Fale com o CRMV-DF!