Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fiscalização garante o exercício pleno da Medicina Veterinária e da Zootecnia

  • 22 de março de 2018

Fiscalização do CRMV-DF já está nas ruas do Distrito Federal para garantir o exercício Pleno da Medicina Veterinária e da Zootecnia, com os objetivos de garantir aos cidadãos profissionais com a formação necessária, ao mesmo tempo, zelar pelas profissões. O trabalho foi iniciado em fevereiro deste ano e conta com dois agentes. A finalidade é garantir segurança física e jurídica tanto dos próprios profissionais quanto dos animais e seus tutores.

Importância da Fiscalização

Segundo o presidente do CRMV-DF, Med. Vet. Laurício Monteiro da Cruz o sistema CFMV/CRMV’s “tem a função precípua de Orientar, Fiscalizar e Regulação do exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Então, o Conselho é um tribunal profissional. Ele foi criado para organizar as profissões de modo que a sociedade não corra riscos pela oferta destes serviços.” Assim contextualiza a importância da entidade perante a sociedade, o presidente do CRMV-DF.

Fiscalização e diretores

Da esquerda para a direita: Vice-presidente, Med. Vet Saulo Borges Lustosa; Tesoureiro, Zootec. Emanoel Elzo Leal de Barros, Fiscais João Lucio Alves e Antônia Erivanúzia Araújo Macêdo; Secretário-Geral Med. Vet Roberto Gomes Carneiro e o Presidente, Med. Vet. Laurício Monteiro Cruz

A fiscalização, por sua vez, tem o objetivo de ir até os estabelecimentos e verificar se ali há necessidade de ter um Médico Veterinário ou Zootecnista, conforme a atividade que esta empresa exerce. Quando há necessidade o agente irá orientar o responsável pelo estabelecimento da necessidade do cumprimento dos pré-requisitos regulamentados pelo sistema CFMV-CRMVs. Conforme for a situação, o agente irá emitir um “auto de infração” que na prática, aponta uma irregularidade e estabelece um prazo para adequação.

Antes de entrar em ação, os agentes passaram por intenso treinamento no CRMV-GO, receberam orientação de auditores fiscais do GDF e pelos diretores do CRMV-DF. Os agentes organizaram as suas ações dividindo o seu itinerário por Regiões Administrativas (RA’s) de forma que consigam cobrir todo o distrito federal no mais breve intervalo de tempo possível.

Além de cumprir a função institucional do CRMV-DF, sob demanda, eles também trabalham conjuntamente a outros órgãos de governo, como as vigilâncias sanitária, ambiental, IBRAM, Agefis, Administrações Regionais, Polícias Civil e Militar. Estes esforções são para colaborar com a segurança da população e do bem-estar animal, além da elevação da Medicina Veterinária e da Zootecnia, como profissões regulamentadas.

O que muitas pessoas ainda não reconhecem é que das mãos dos Médicos Veterinários e Zootecnistas passam todos os alimentos de origem animal e o CRMV-DF tem o dever de verificar se as empresas têm estes profissionais em suas linhas de trabalho, de modo a garantir a qualidade e a sanidade dos alimentos.

Mas o trabalho destas profissões não param por aí, a tríade da saúde única, que inter-relaciona a saúde humana, animal, a ambiental, busca o equilíbrio dessas relações, proporcionando a integridade e plenitude da vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais