Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fiscalização notifica projeto de castração social irregular

  • 6 de julho de 2021

A Fiscalização do CRMV-DF foi ao Varjão, na tarde desta terça-feira (6/jul), para fiscalizar o projeto de castração social, denominado “VetNomad, realizado pela Confederação Brasileira de Proteção Animal. O evento não possui Responsável Técnico e registro no Conselho. No local foram encontrados muitos tutores com seus animais, em uma tenda, aguardando atendimento.

fiscalização1 fiscalização3

A ação atendeu denúncias que chegaram a autarquia, que por sua vez enviou seu fiscal ao local. A primeira constatação foi que o evento não tinha um projeto registrado e homologado no CRMV-DF, conforme a Resolução CFMV nº 962/2010 e nº 1275/2019 e do CRMV-DF nº 015/2017. A organização do local também não apresentou um médico-veterinário responsável técnico pela ação, mas apenas um médico-veterinário com registro no estado de São Paulo.

Ao final da fiscalização foi emitido um Termo de Constatação orientando a organização do evento busca a regularização, apresentando um projeto conforme descrito na legislação.

“Art. 2º Compete ao Plenário do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) da respectiva jurisdição a aprovação do projeto para a realização dos Programas de controle populacional de cães e gatos.

Art. 3º É obrigatória a homologação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CRMV da respectiva jurisdição do Médico Veterinário responsável pelos Procedimentos de Contracepção de Cães e Gatos em Programas.” (Resolução CFMV nº 962/2010

O CRMV-DF é completamente a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais, entre elas, o registro do projeto na autarquia por meio de formulário específico e com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização e que cumpra o disposto na referida legislação.

No mês de junho de 2021 a fiscalização do CRMV-DF visitou 45 estabelecimentos, com 21 autuações, 20 termos de fiscalização e 4 termos de constatação.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

06 de julho de 2021

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais