Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo mobiliza profissionais da saúde contra Febre Amarela

  • 2 de março de 2017

A subsecretaria de Vigilância à Saúde realizou, na manhã de terça-feira 7 de fevereiro uma oficina para orientar os profissionais da saúde que trabalham no Distrito Federal, em decorrência do registro de macacos mortos ou adoentados, com suspeita de Febre Amarela. O encontro foi realizado no auditório da Fiocruz, no campus da Unb.

O vice-presidente do CRMV-DF, Médico Veterinário Laurício Monteiro da Cruz, servidor da Secretaria de Saúde – Vigilância Ambiental, explicou como o governo pretende se preparar para conduzir os casos ocorridos da doença entre primatas não humanos (macacos). “O evento foi realizado para orientar quanto às medidas técnicas e incentivar a notificação imediata em todas as vezes que forem encontrados macacos adoecidos ou mortos”, explica Laurício.

Ele explica ainda que a participação da sociedade, nas notificações é de extrema importância. “Essa medida é de extrema importância para o controle da febre amarela, pois permite a imediata adoção de ações preventivas, incluindo o manejo do ambiente, com a eliminação de focos do Aedes aegypti no entorno do local, a aplicação de controle químico por inseticidas e o bloqueio vacinal”, ressalta.

Segundo o subsecretário de vigilância à saúde, Tiago Coelho, não há motivo para alarde, já que dos 13 casos da doença registrada no DF, 11 foram descartados. “O único já confirmado, com óbito, foi importado da cidade de Januária, em Minas Gerais. Portanto, ainda não temos nenhum caso autóctone, ” esclarece.

Participaram da 1ª Oficina em Sensibilização sobre Vigilância de Epizootias em Primatas não Humanos e Entomologia aplicada à Vigilância de Febre Amarela, técnicos das Secretarias de Saúde e Agricultura do DF, Ibama, Instituto Chico Mendes, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fundação Zoológico, Emater, Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasília Ambiental, Uniceub, Icesp, Upis, Unb e Ministério da Saúde, entre outros.

Registro de macacos mortos ou adoecidos

A Gerência de Vigilância Ambientem de Zoonoses do Distrito Federal pede que qualquer pessoa, ao encontrar um macaco morto ou adoecido, entre em contato com pelos telefones 3344-6222 ou 3475-1175 ou por e-mail zoonosesdf@gmail.com. É muito importante que a pessoa tome nota do local onde o animal foi encontrado, com a maior precisão possível, já que as medidas de monitoramento são tomadas a partir destas informações.

Ascom – CRMV-DF, com informações da Secretaria de Saúde

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais