Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Histórias que Transformam Vidas” é tema do Dia do Médico Veterinário 2019

  • 3 de setembro de 2019

Narrativas em texto e vídeo contadas por profissionais, empregadores e clientes darão o tom da campanha do Dia do Médico-Veterinário 2019 do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs). Com o tema “Histórias que transformam vidas”, o dia 9 de setembro será celebrado ao longo de todo o mês, mostrando a importância desses profissionais para toda a sociedade.

A ação vai apresentar relatos de profissionais dos quatro cantos do país que são exemplos de dedicação e amor. Os formatos apresentados são variados: mídias off-line (outdoor, busdoor, jornal e revista) e on-line (vídeos, matérias para sites e posts em redes sociais). O público está sendo convidado a participar também, enviando vídeos para serem publicados em nossas redes sociais contando experiências positivas com médicos-veterinários em suas vidas.

Ao longo de 50 anos de regulamentação da profissão, médicos-veterinários trabalham para manter a vida e o equilíbrio do planeta. Eles cuidam da saúde animal, humana e do meio ambiente, concentrados na chamada Saúde Única. A profissão também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país e tem atuação em mais de 80 áreas.

Toda a campanha foi pensada como forma de valorizar a profissão e também de agradecer aos mais de 130 mil profissionais atuantes no país. Com a narrativa, é possível entender um pouco de trabalho de médicos-veterinários que se dedicam a salvar vidas em áreas como mercado pet, animais selvagens, medicamentos, produção, inspeção de produtos de origem animal, sanidade, gestão e muito mais.

O Sistema CFMV/CRMVs quer enfatizar a valorização dos profissionais, além de trabalhar pela qualidade dos cursos de graduação de Medicina Veterinária de todo o país e da profissão, em geral. O Sistema atua para integrar as diferentes áreas envolvidas na Saúde Única, com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública, além de informar sobre a importância de se preocupar com o tema.

Faça parte da campanha

Você tem uma história com algum médico-veterinário? Compartilha com a gente! Queremos mostrar a todos a importância desse profissional e você pode nos ajudar. Grave um vídeo (pode ser pelo celular, na horizontal, ou seja, câmera deitada) com duração máxima de um minuto, contando a sua história. Poste de forma aberta (pública) nas redes sociais, usando #MVnaMinhaVida. É uma oportunidade de agradecer ao profissional e mostrar a todos o quanto a presença dos médicos-veterinários é ampla e relevante na vida das pessoas.

No portal CFMV é possível também baixar as peças publicitárias da campanha para divulgação. Empresas, profissionais e todos os cidadãos podem participar e divulgar a campanha junto com o Sistema CFMV/CRMVs. Há peças para capa e avatar das redes sociais, além das mídias off-line (outdoor, busdoor, jornal e revista).

Acompanhe a ação

Além de participar do Dia do Médico-Veterinário com postagem de vídeo e divulgação de peças, todos poderão conhecer cases de profissionais de sucesso nos seguintes meios: na edição nº 81 da Revista CFMV, no Portal CFMV, em posts nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, além de vídeos no nosso canal do YouTube.

Em todo o país, os conselhos regionais divulgarão as peças publicitárias, seja em outdoors e busdoors pelas ruas e avenidas, seja por meio de anúncios em revistas e jornais locais. A ação convida todos a embarcar em histórias que impactam e transformam vidas humanas e animais.

O trabalho do médico-veterinário

O trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Isso significa que, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o médico-veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

Assessoria de Comunicação do CRMV-DF

Tel.: (61) 3223-5802

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais