Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

II Workshop sobre nutrição de animais selvagens da SZB

  • 19 de setembro de 2016

A Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil organizou o II Workshop sobre Nutrição de Animais Selvagens da Sociedade de Zoológicos do Brasil, que será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro de 2016, na cidade de Brasília, no auditório principal da Universidade UNIP, em região privilegiada. O evento terá caráter técnico e atingirá um público composto por profissionais das áreas de zootecnia, medicina veterinária e biologia, atuantes nas mais diversas Instituições (Jardins Zoológicos, Mantenedores de Fauna, Criadouros científicos e comerciais, Universidades e Clínicos de animais silvestres), além de estudantes interessados em ingressar nessas Instituições no futuro.

Como parte prioritária dos objetivos do grupo está a reunião periódica para aproximação dos técnicos e a troca de experiências. No Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, o grupo realizou a primeira reunião em uma atividade pré-congresso que contou com a participação de 15 Instituições, entre Zoológicos e Universidades. Durante a reunião ficou evidente a necessidade de promover capacitações mais frequentes que atinjam um maior número de profissionais e estudantes interessados em ingressar na área de nutrição de animais selvagens. 

Nesse sentido, em 2013, foi iniciado um Ciclo Nacional de Workshops, com 7 cursos distribuídos por todo o país, promovidos ou apoiados pela SZB e oferecidos gratuitamente aos membros. Dentre os temas abordados, destaca-se o Workshop sobre nutrição de animais selvagens, que ocorreu na cidade de São Paulo e contou com a presença da Dra Ellen Dierenfeld, referência em nutrição de animais selvagens no mundo e responsável pelo desenvolvimento do software Zootrition®. Durante o Workshop, foram distribuídos cópias do software gratuitamente e todos os técnicos presentes tiveram a oportunidade de aprender a manejá-lo. 



A partir deste Workshop formou-se o primeiro Comitê de Nutrição da Sociedade de Zoológicos do Brasil destinado ao estudo sobre o manejo alimentar e nutricional de animais selvagens mantidos em zoológicos e aquários, oferecendo suporte técnico, sempre que necessário, visando melhorar a qualidade nutricional das dietas oferecidas aos animais e aproximando os técnicos que trabalham na área.

Atualmente, o Brasil possui 110 Zoológicos que, juntos, mantém, aproximadamente 50.000 animais. Com a missão de agregar essas Instituições e fortalecê-las, a Sociedade de Zoológicos do Brasil – SZB, criada em 1977, estabeleceu uma série de programas visando fornecer o apoio técnico e facilitar a cooperação, capacitação, intercâmbio de conhecimentos e a realização de pesquisas nas áreas de manejo, educação e conservação, para que as instituições zoológicas brasileiras tenham uma gestão eficiente e trabalhem dentro dos mais altos padrões éticos e de bem estar animal.

Mais informações em http://www.comitenutricaoszb.com.br/sobre.php

 

Fonte: Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil – SZB









 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais